Pronombres
Rodolfo Mata, Carole Chargueron
Pronombres é um poema interativo que busca representar uma dança dos pronomes pessoais em espanhol dentro da metáfora de uma viagem de avião. Aproveita a dimensão gráfica das palavras, seus movimentos no espaço fechado de uma cabine de avião, diferentes realizações fônicas nas quais se percebem tanto sotaques regionais quanto algumas peculiaridades das variadas versões do espanhol (o uso do vos na Argentina e do vosotros na Espanha), além de alguns sons e utilizações da voz que se relacionam com os pronomes de diferentes maneiras e contribuem para criar paisagens sonoras.
Explora a gramática do espanhol e seus modismos de uma maneira muito criativa. Os pronomes são apresentados em movimento, atribuindo um papel importante à voz dos passageiros que momentaneamente assume a dêixis. Nesse sentido, é muito interessante que os pronomes são um tipo de palavra que o tempo todo depende e muda de referência, por isso as figuras da voz e do avião dialogam organicamente.
Estabelece uma conexão com a poesia visual no uso tipográfico, nas cores e nas variações utilizadas.
Rodolfo Mata publicou sete livros de poesia, sendo o mais recente "Desescribir" (2021), de poesia visual. Mantém o blog "Qué decir" e, junto com Diego Bonilla, o site "Bio Electric Dot", onde se encontra o poema eletrônico "Big Data" (2019). É pesquisador no Instituto de Investigações Filológicas da UNAM. Trabalhou com a obra de José Juan Tablada, sendo seu projeto mais recente a reformulação do site "José Juan Tablada: vida, letra e imagen" (2021). Sobre as relações entre literatura, ciência e mídias digitais, publicou, junto com Leonardo Flores e Claudia Kozak, a "Antologia Lit(e)Lat Volume 1" (2020), dedicada à literatura eletrônica latino-americana. É coautor, junto com Regina Crespo, das antologias "Ensayistas brasileños" (2005) e "Alguna poesía brasileña 1963-2007" (2014).
Carole Chargueron é membro do Sistema Nacional de Criadores de Artes do México. Obteve sua licenciatura e mestrado em música e ingressou no curso de música eletroacústica em Nice. Viajou para os Estados Unidos para estudar na CalArts com Morton Subotnick e graduou-se no CNSMD de Lyon. Desde 1998, reside no México, onde criou, em 2000, o "Taller de Electroacústica" da Escola Superior de Música. Foi parte do corpo docente do "Diplomado Transdisciplinario" do CENART “Tránsitos”. Recebeu diversas bolsas do FONCA, do IBERMÚSICA e uma encomenda do CEPROMUSIC para a comemoração do Palácio de Belas Artes. Suas peças foram apresentadas no MUAC, no FIMNME e no exterior. Mantém os sites [SoundCloud](https://soundcloud.com/carole-chargueron) e [Vimeo](https://vimeo.com/user6423207).
link da obra https://www.bioelectricdot.net/
Outras obras:
¿Pregunta?, Big Data, Selfie
Ano: 2018, País: México, França
Categorias: Hipermídia, Vídeo, Efeitos sonoros