Sobre
O segundo volume da Antologia lit(E)lat oferece um variado repertório de obras de literatura eletrônica latino-americanas e caribenhas contemporâneas, com o objetivo de aprofundar e ampliar o caminho iniciado pela equipe responsável pelo primeiro volume.
Ao nos referirmos à literatura eletrônica, entendemos, em primeira instância, aquela que “nasceu” em meios eletrônicos e que apela à interação de múltiplas linguagens (verbal, sonora, visual, de programação, cinética etc.) com propósito artístico-literário. Para estabelecer os critérios de seleção, nos baseamos em seis áreas que permitem explorar o potencial dos meios digitais: linguagem, mídias digitais, interação, computação, redes e cultura.
A Antologia reúne um conjunto de 89 trabalhos provenientes de um amplo número de países da região, como Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, México, Peru e Porto Rico. Além disso, este volume inclui obras criadas por autorxs latinxs radicadxs em países como Estados Unidos, Portugal, França, Espanha e Canadá. As obras estão produzidas em diversas línguas, como o português, o espanhol, o inglês, o zapoteco, o quéchua, o francês e o alemão.
A essa variedade linguística e de procedências soma-se uma série de complexidades próprias do suporte que dá lugar a essa literatura. Diferentemente da primeira coleção, que buscou uma perspectiva de recuperação e arqueologia, neste volume apresenta-se um panorama atual de obras. As duas mais antigas, Circuito nocturno e Poemas Lanzados (V2), são de 2001, e quase a totalidade da coleção (97,7%, ou 87 obras) concentra-se no decênio entre 2014 e 2023. São, portanto, um retrato bastante contemporâneo da literatura eletrônica latino-americana, apresentando novas experimentações intermidiáticas que explicitam e problematizam fenômenos técnicos que nos envolvem no cotidiano, como inteligência artificial, redes sociais, PDFs/ebooks, vídeos, emojis etc.
Grande parte das obras (56) foi publicada como websites, contendo uma grande variedade de gêneros e possibilidades interativas. As redes sociais são o meio de publicação de 22 obras, mas plataformas como YouTube também servem de base para muitos dos trabalhos em vídeo disponíveis em websites. O vídeo, como técnica compositiva, destaca-se em 30 obras, mostrando-se como tendência nas publicações latino-americanas. Além disso, obras que utilizam tecnologias mais simples, muitas vezes desconsideradas em discussões e estudos da literatura eletrônica em contextos do Norte Global (como o estadunidense ou o europeu), aparecem também em proporção significativa na Antologia. Assim, encontram-se 6 obras no formato e-book e 12 obras sem possibilidade interativa. No outro extremo, temos os aplicativos móveis, formato com muitas possibilidades criativas e interativas, mas de alto custo de produção e manutenção, utilizado em apenas 4 das obras da Antologia — curiosamente todas de origem brasileira.
O primeiro passo para a confecção da Antologia, que nos demandou dois anos e meio de trabalho, foi elaborar a convocatória, realizada no início de 2023. As equipes de trabalho elaboraram em conjunto o formulário de inscrição, levando em conta critérios editoriais, de produção e de design, com a opção de submeter obras próprias ou sugerir obras que a comunidade lit(E)lat considerasse valiosas para este volume. Posteriormente, a equipe editorial recebeu e avaliou um total de 126 obras. Em novembro de 2023, comunicamos os resultados a todxs xs postulantes e iniciamos a tarefa de categorização e sistematização das obras selecionadas. Foram definidas categorias para descrever técnicas utilizadas (ou não, como nos casos de não interação ou escritas não verbais), para caracterizar o meio de publicação (redes sociais como Instagram ou YouTube, e-books, aplicativos móveis, QR codes, websites, meios físicos como CD-ROMs ou disquetes, e nuvem como Dropbox ou Google Drive). Cada categoria foi definida e discutida pela equipe editorial, e as definições estão disponíveis na aba “Categorias” desta Antologia, tanto para clarificar nossos critérios quanto para orientar possíveis trabalhos futuros. A classificação de cada obra não foi um processo linear: cada categorização foi confirmada de maneira cruzada entre a equipe, com divergências debatidas caso a caso.
A impermanência e a efemeridade das obras digitais nos afetaram em diferentes momentos, com links que deixaram de funcionar permanentemente durante os dois anos de trabalho editorial, como ILIDI/ILINU (originalmente uma exposição no Mozilla Hubs, agora acessível apenas por registros documentais); obras que foram transferidas para outros servidores e mudaram de endereço, como Cyber_BardX; e também obras que tinham disponibilidade limitada, mas foram recuperadas nesse período, como Poemas de Brinquedo.
O uso de ferramentas de inteligência artificial, em especial o ChatGPT, foi fundamental no processo de criação da Antologia, auxiliando em tarefas como a definição de categorias, a redação de descrições de algumas obras e a tradução de conteúdos editoriais. Igualmente importantes foram as incontáveis horas de revisão dos conteúdos produzidos por agentes humanos ou virtuais, bem como as inúmeras reuniões da equipe, em que os processos e produções foram amplamente debatidos em um belo portunhol, até chegarmos a este resultado.
Em meados de 2024 já tínhamos grande parte do trabalho editorial concluído. Ao mesmo tempo, a equipe de produção acompanhava o processo, elaborando esboços de design, sugestões para o ordenamento das informações, categorização e comunicação em redes sociais. Em novembro de 2024 começou o trabalho propriamente dito de produção.
Nesse ponto, e com vistas a uma antologia que considerasse a obsolescência tecnológica ou mudanças de hospedagem, decidiu-se gerar um registro audiovisual das peças, como forma de pensar uma documentação mais duradoura, entendendo a natureza mutável do meio eletrônico digital. Arquivos para download (como PDF ou ePubs) foram solicitados axs autorxs, assim como os códigos em casos pertinentes, a fim de incorporá-los ao desenvolvimento da antologia e garantir sua disponibilidade. Finalmente, foi desenvolvido um site bilíngue (espanhol-português) para contemplar os idiomas em que estão escritas a maioria das obras.
Embora tenhamos partido de alguns parâmetros iniciais, a definição do que constitui uma obra de literatura eletrônica mostrou-se bastante variável diante da diversidade reunida nesta Antologia, o que também foi amplamente debatido. Foram incluídos videopoemas não interativos, como Nube; websites com seções muito distintas em termos de linguagem ou técnicas utilizadas, mas com unidade temática ou conceitual, como Cyber_BardX; ou ainda conjuntos de produções independentes de um mesmo autor ou grupo, mas que apresentam um fio condutor que cria unidade, como a Trilogia da pandemia. Obras publicadas em perfis de redes sociais também apresentam limites difíceis de definir, como Objetos Poéticos, em que os objetos do título aparecem misturados a registros pessoais da autora, como fotos de família ou convites para eventos. Uma decisão importante que queremos destacar nesta Antologia é o reconhecimento de trabalhos de curadoria. Nesse sentido, foram incluídas algumas antologias que reúnem, de forma alternativa, uma série de trabalhos que podem ser considerados valiosos para a região latino-americana ou caribenha, e que nos pareceu importante visibilizar.
Por outro lado, diferentemente da primeira Antologia, esta segunda foi concebida como inteiramente bilíngue, o que implicou um árduo trabalho de produção de textos em espanhol e em português. Embora reconheçamos que nossa vasta região abriga uma grande diversidade de línguas, pareceu-nos importante ao menos contemplar as duas majoritárias, de modo a promover a inclusão linguística dentro de nossas possibilidades. Assim, quem navegar pelo site poderá fazê-lo em uma ou outra língua, o que acreditamos facilitar e expandir a visibilidade das peças aqui reunidas.
COMITÊ EDITORIAL
Vinícius Carvalho Pereira
Aline Frederico
Verónica Paula Gómez
Michael Hurtado
DESENVOLVIMENTO, PRODUÇÃO E DESIGN
Carlos Kobra
Fernanda Mugica
COMO CITAR
Pereira, Vinícius Carvalho; Frederico, Aline; Gómez, Verónica Paula; Hurtado, Michael (eds).
Antología Lit(e)Lat Volumen 2. Red de Literatura Electrónica Latinoamericana, 2025, https://antologia.litelat.net/2
APOIOS
Electronic Literature Organization (ELO)
POSTADO POR
Red de Literatura Electrónica Latinoamericana
160 River Way
Boone, NC 28607