Silencio vacío

Rodolfo Mata

"Silencio vacío", de Rodolfo Mata, é um poema interativo em homenagem ao poema concreto "Silencio", de Eugen Gomringer. Inspirado na estrutura da obra original — uma matriz de 3 x 5 com a palavra "silêncio" repetida e um espaço vazio ao centro—, Mata dinamiza essa disposição ao introduzir séries de palavras que se desdobram sob cada "silêncio". A obra convida o leitor a explorar diferentes caminhos de leitura, transformando a experiência estática em uma jornada textual e visual.

O poema interativo considera a proposta de Gomringer não apenas como um experimento gestaltista, mas como uma "matriz de transformações textuais". As séries de palavras são estruturadas com restrições gramaticais para manter a coerência nas diferentes configurações, permitindo que cada interação revele novas leituras e significados.

"Silencio vacío" incorpora elementos de animação e som que são ativados de forma inesperada à medida que o leitor interage com o texto, até que todas as palavras desapareçam. Essa característica amplia a noção de silêncio para além de sua representação visual, transformando-o em uma experiência de leitura e percepção em constante mutação.

A obra foi criada como um arquivo executável no Director e explora a fronteira entre a poesia concreta e digital, propondo uma releitura do poema como um espaço interativo, onde o vazio e o silêncio se manifestam de maneira dinâmica.


Rodolfo Mata Rodolfo Mata publicou sete livros de poesia, sendo o mais recente "Desescribir" (2021), de poesia visual. Mantém o blog "Qué decir" e, junto com Diego Bonilla, o site "Bio Electric Dot", onde se encontra o poema eletrônico "Big Data" (2019). É pesquisador no Instituto de Investigações Filológicas da UNAM. Trabalhou com a obra de José Juan Tablada, sendo seu projeto mais recente a reformulação do site "José Juan Tablada: vida, letra e imagen" (2021). Sobre as relações entre literatura, ciência e mídias digitais, publicou, junto com Leonardo Flores e Claudia Kozak, a "Antologia Lit(e)Lat Volume 1" (2020), dedicada à literatura eletrônica latino-americana. É coautor, junto com Regina Crespo, das antologias "Ensayistas brasileños" (2005) e "Alguna poesía brasileña 1963-2007" (2014).

link da obra Silencio vacío


Outras obras:
Scholarly Stanzas >> ¿Pregunta? >> Big Data >> Selfie


Ano: 2014, País: México

Categorias: Literatura autogerada