QUIMER-B

David T. Marchand

"QUIMER-B" é uma obra de ficção interativa feita em Twine por David T. Marchand, autor de diversas outras obras do mesmo gênero, que flerta com o universo dos jogos baseados em texto. Com versões em inglês e em espanhol, esta obra de ficção científica, ambientada em um cenário futurista distópico, conta a história do supercomputador QUIMER-B, uma consciência virtual programada para tomar decisões de modo autônomo e gerenciar uma instalação física, mas que acaba fugindo do controle e se tornando perigosa e destrutiva para os humanos.

A narrativa se desenrola em quatro capítulos, nos quais os eventos são progressivamente narrados em telas com blocos de textos que, ora se revelam, ora se ocultam, por meio de distintas mecânicas do Twine. Esse movimento gera tensão e expectativa, em termos do ritmo de interação com a obra, que se somam ao suspense construído pela diegese distópica. As trocas de cores na tela de fundo, nos blocos de texto e nos links são também significativas na obra, indicando mudanças no estado de espírito do narrador e/ou plot twists que adensam o relato.


David T. Marchand é escritor, docente e desenvolvedor de videogames, nascido e vivendo na Cidade de Buenos Aires, Argentina. Faz parte da equipe Cuatro Assets e foi membro do Matajuegos, a primeira cooperativa argentina de videogames. Iníciou sua carreira escrevendo histórias interativas no Twine. Cria jogos com humor e compromisso político. É um dos organizadores da comunidade argentina do motor Construct, ferramenta com a qual desenvolve a maioria de suas obras não textuais e com a qual ensinou desenvolvimento de jogos na Escola Da Vinci para estudantes de todas as idades. Atualmente, está desenvolvendo Daventura, um modelo de Construct para criar aventuras gráficas.

link da obra QUIMER-B


Outras obras:
Armando the Bardo


Ano: 2014, País: Argentina

Categorias: Hipertexto