Armando the Bardo

David T. Marchand

"Armando the Bardo" é uma obra de ficção interativa feita em Twine por David T. Marchand, autor de diversas outras obras do mesmo gênero, que flerta com o universo dos jogos baseados em texto. Com versões em inglês e em espanhol, esta obra conta a história de Armando, ghostwriter e amante de William Shakespeare, o bardo aludido no título. Como uma peça teatral, a narrativa é dividida em cinco atos, os quais podem ser explorados em qualquer ordem à escolha do leitor.

A obra explora temáticas como amor e traição, oferecendo aos leitores a oportunidade de ajudar Armando a decidir se deve buscar vingança pelo fato de não receber o crédito pelas peças indevidamente atribuídas a Shakespeare. Conforme convenções do gênero de narrativa digital “simulador de romance”, com o qual a obra também partilha características temáticas e de interação, as escolhas do leitor durante os diálogos com outros personagens podem levar a distintos finais: três são negativos e um positivo, do ponto de vista da relação amorosa. O texto tem pitadas de humor e trocadilhos, revisitando temáticas e alguns elementos linguísticos das peças de Shakespeare.

Além disso, o universo do teatro é recorrentemente tematizado na obra, inclusive com trechos de uma peça imaginária “encaixada” no ato final: “Much ado about The Sand People’s Messiah versus The Black Lodge’s Snow Piercing Carriage”. Nesse episódio metadramático, que retoma o título da célebre comédia shakespeareana “Much ado about Nothing”, embaralham-se os papéis desempenhados pelos personagens de “Armando the Bardo” na peça intradiegética e o papel que o jogador desempenha ao escolher ações e falas das personagens na peça interativa em cinco atos de David T. Marchand.


David T. Marchand é escritor, docente e desenvolvedor de videogames, nascido e vivendo na Cidade de Buenos Aires, Argentina. Faz parte da equipe Cuatro Assets e foi membro do Matajuegos, a primeira cooperativa argentina de videogames. Iniciou sua carreira escrevendo histórias interativas no Twine. Cria jogos com humor e compromisso político. É um dos organizadores da comunidade argentina do motor Construct, ferramenta com a qual desenvolve a maioria de suas obras não textuais e com a qual ensinou desenvolvimento de jogos na Escola Da Vinci para estudantes de todas as idades. Atualmente, está desenvolvendo Daventura, um modelo de Construct para criar aventuras gráficas.

link da obra https://davidtmarchand.itch.io/armando


Outras obras:
QUIMER-B


Ano: 2016, País: Argentina

Categorias: Hipertexto