Nautilus
Coordinación editorial: Samira Almeida | Dirección de arte y animación: Fernando Tangi | Versión de la obra literária: Maurício Boff | Contenido extra: Juliana Bianchi | Revisión: Denise Costa | Arte & Animação: Fernando Tangi y José Osmar | Programación: Eric Tonussi | Narración: Luiz Ribeiro
Nautilus é um livro-aplicativo para dispositivos móveis (iOS e Android) que apresenta uma adaptação do clássico Vinte Mil Léguas Submarinas, de Jules Verne, voltada para o público jovem. A obra transforma a leitura do romance em uma experiência multimídia. A abertura animada cria um preâmbulo que sugere o clima de aventura e suspense que permeia a narrativa. Todas as cenas são ilustradas e incluem elementos interativos, com animações e efeitos sonoros. Essas interações colocam o leitor em um papel ativo ao longo da experiência literária.
O aplicativo também oferece a opção de escutar a obra sendo lida em voz alta, adicionando uma camada extra de significação ao texto verbal, interpretado por um ator profissional. O sistema de navegação da obra é inovador e agrega novos sentidos à narrativa: em determinados momentos, o leitor precisa arrastar a tela para a direita ou para baixo, simulando o percurso submarino que dá nome à adaptação e que mergulha em busca do grande monstro marinho.
Além disso, o app disponibiliza informações relevantes para contextualizar a obra para o jovem leitor, como a biografia do autor, o contexto histórico em que foi escrita por Verne e destaca as inovações que ele previu e que mais tarde se tornaram realidade, como os equipamentos de mergulho autônomos.
O projeto recebeu apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Brasil, por meio do Concurso de Aplicativos INOVApps, e foi vencedor do Prêmio Jabuti de 2017, na categoria Infantil Digital.
Samira Almeida é pós-graduada em Educomunicação pela USP e graduada em Comunicação Social pela Universidade Metodista de S.Paulo. Foi editora-chefe durante doze anos em empresas brasileiras de mídia (Abril, Folha de S. Paulo, Turquesa, Escala, Carta, iG, UOL, etc). É pesquisadora na área de leitura, formadora de educadores e mediadora de leitura voluntária em uma escola pública de São Paulo, uma das inspirações para a criação do Inventeca StoryMax. Como fundadora e diretora editorial da StoryMax, recebeu o Prêmio Jabuti de Literatura (duas vezes), o Selo Distinção da Cátedra Unesco de Leitura, o ComKids Prix Jeunesse Iberoamericano, o Opening-up Reading Digital Fiction UK (três vezes) e o Digital Ehon Japan.
Fernando Tangi é pós-graduado em Design Gráfico e possui background técnico e universitário de Eletrônica, Computação e Comunicação Social. Fez carreira no mercado editorial como designer, diretor de arte e ilustrador por 19 anos. Em 2012, ao investigar inovações que trouxessem impactos positivos para a leitura no universo infantojuvenil , iniciou experimentos que dariam origem à StoryMax: startup publicadora de apps cuja missão é apresentar a leitura de forma atraente para crianças e jovens. Os apps literários da StoryMax - todos com assinatura de arte e UX de Fernando Tangi - já receberam dois prêmios Jabuti de Literatura, três Comkids Prix Jeunesse Iberoamericanos, três Reading Digital Fiction UK, prêmio Brasil Criativo e Digital Ehon Award Japan.
Mauricio Boff é jornalista, escritor e consultor em comunicação para iniciativas socioambientais na América do Sul. Há mais de 15 anos, trabalha no desenvolvimento e implementação de planos e estratégias de comunicação e advocacy e coordena a implementação de ações para iniciativas de conservação da natureza, restauração de áreas degradadas, mitigação e adaptação às mudanças climáticas e outros temas da agenda de desenvolvimento sustentável. Reside em Brasília. Em parceria com Samira Almeida e Fernando Tangi, Mauricio Boff trabalhou na adaptação narrativa de Vinte Mil Léguas Submarinas no app literário Nautilus, recontando a aventura pelas águas do mundo a bordo do extraordinário submarino comandado pelo enigmático e revolucionário capitão Nemo. Recebeu o Prêmio Jabuti de Literatura em 2017 como autor da adaptação.
link da obra Nautilus
Outras obras:
Inventeca StoryMax
Ano: 2016 - 2023, País: Brasil
Categorias: Hipermídia, Ilustração, Animação, Musicalidadee, Efeitos sonoros