Inventeca StoryMax

Samira Almeida, Fernando Tangi

“Inventeca” é uma obra no formato de aplicativo para dispositivos móveis (iOS e Android) que se inspira na tradição do livro-imagem para permitir que crianças cocriem histórias a partir da leitura e interpretação de narrativas visuais. As narrativas verbais criadas pelos leitores são gravadas e armazenadas em uma biblioteca pessoal, podendo ser compartilhadas com usuários pré-cadastrados.

A obra se destaca por ressignificar, no contexto digital, a experiência da leitura literária compartilhada, típica da infância. Promove, por meio da experiência literária e do protagonismo infantil, o desenvolvimento da imaginação, criatividade, expressão oral, construção narrativa e leitura de imagens.

O aplicativo conta com uma biblioteca de mais de 70 histórias, roteirizadas por Samira Almeida e Fernando Tangi e ilustradas por Fernando Tangi e outros ilustradores. Novas histórias são adicionadas regularmente à plataforma. Os temas abordados são diversos, geralmente relacionados ao universo infantil, como família, amizade e hora de dormir. Dentro do espectro da literatura infantil, também há contos de fadas, histórias de aventura e histórias de animais, entre outras.
Além disso, o app oferece informações para pais e mediadores de leitura, e conta com um modo noturno. Trata-se de uma obra comercial, que disponibiliza algumas histórias de forma gratuita, mas o acesso completo depende de uma assinatura mensal.
A obra foi premiada no Festival ComKids Interativo 2018, na categoria App.


Samira Almeida é pós-graduada em Educomunicação pela USP e graduada em Comunicação Social pela Universidade Metodista de S.Paulo. Foi editora-chefe durante doze anos em empresas brasileiras de mídia (Abril, Folha de S. Paulo, Turquesa, Escala, Carta, iG, UOL, etc). É pesquisadora na área de leitura, formadora de educadores e mediadora de leitura voluntária em uma escola pública de São Paulo, uma das inspirações para a criação do "Inventeca StoryMax". Como fundadora e diretora editorial da StoryMax, recebeu o Prêmio Jabuti de Literatura (duas vezes), o Selo Distinção da Cátedra Unesco de Leitura, o ComKids Prix Jeunesse Iberoamericano, o Opening-up Reading Digital Fiction UK (três vezes) e o Digital Ehon Japan.

Fernando Tangi é pós-graduado em Design Gráfico e possui background técnico e universitário de Eletrônica, Computação e Comunicação Social. Fez carreira no mercado editorial como designer, diretor de arte e ilustrador por 19 anos. Em 2012, ao investigar inovações que trouxessem impactos positivos para a leitura no universo infantojuvenil , iniciou experimentos que dariam origem à StoryMax: startup publicadora de apps cuja missão é apresentar a leitura de forma atraente para crianças e jovens. Os apps literários da StoryMax - todos com assinatura de arte e UX de Fernando Tangi - já receberam dois prêmios Jabuti de Literatura, três Comkids Prix Jeunesse Iberoamericanos, três Reading Digital Fiction UK, prêmio Brasil Criativo e Digital Ehon Award Japan.

link da obra Inventeca StoryMax


Outras obras:
Nautilus


Ano: 2019, País: Brasil

Categorias: Hipermídia, Ilustração, Oralidade, Data input