Voy a tener sueño
Fernanda Mugica y Canek Zapata
"Voy a tener sueño", de Fernanda Mugica, é um poema interativo que reúne os sonhos que a autora compartilhou em sua conta no Twitter @vanityfer entre 2008 e 2020. Em sua versão web, desenvolvida com HTML, CSS e JavaScript, o leitor pode interagir com o poema clicando na palavra "soñé", o que revela diferentes versos que registram fragmentos de seus sonhos, como: "soñé que el árbol de la puerta de casa era un limonero", "soñé que Borges era literatura sin TACC", ou "soñé que tenía una pantera que era buena solamente conmigo." Cada verso funciona como um link, que, ao ser clicado, leva a uma busca no Google, expandindo o poema para a internet e criando uma experiência hipertextual que convida o leitor a explorar conexões fora do texto. Esta versão web inclui fundos que mudam a cada atualização, compostos por gifs e imagens que evocam a cultura digital, o glitch e a arte da internet, criando uma estética visual em constante transformação.
"Voy a tener sueño" também possui uma versão em formato EPUB, publicada pela Editorial Matrerita, que incorpora gifs de Canek Zapata, adaptando o registro dos sonhos para um formato digital de leitura mais tradicional. A obra, em ambas as versões, convida à reflexão sobre a natureza dos sonhos, a identidade digital e a expansão da poesia no contexto da internet.
Fernanda Mugica é professora de Literatura e Mestre em Literatura Hispânica (UNMdP). Bolsista de Doutorado (CONICET) com um projeto sobre o cruzamento entre literatura e tecnologias digitais, em cotutela com a Universidade de Paris 8. Artista selecionada na Residência Arte-Ciência Calado 2024 (UTN, Mar del Plata) e no Vórtice, Laboratório Experimental de Cinema Contemporâneo 2024. Webmaster profissional (UTN). Bolsista de criação ARTEC (Paris 2024) e finalista da convocatória de Bolsas Roma IB da Academia Espanhola de Roma. Frequentou vários cursos de programação (Python UNSAM, JAVA Web Full Stack Junior) e especializou-se em programação criativa. Desde 2024, professora responsável pelo seminário “Cartografias I. Museus, arquivos, laboratórios” do Mestrado em Humanidades Aumentadas (UNR).
Canek Zapata (Cidade do México, 1985) é editor, curador e artista da Internet. Seu trabalho centra-se na exploração de modelos automatizados de escrita e linguagens. Expôs no Centro de la Imagen, na galeria Progreso, no Cuartelito, no MUAC, na XIII Bienal FEMSA, no Museo Carrillo Gil, no Centro de Arte Visual da Universidade do Texas em Austin, no Festival El Aleph da UNAM e na galeria Neort++ em Tóquio, Japão. É editor e programador na editora de literatura eletrónica https://brokenenglish.lol/. Site do artista: http://canekzapata.net.
link da obra Voy a tener sueño
Outras obras:
Museo del corazón del kamikaze >> Antología de Poesía Electrónica
Ano: 2021, País: Argentina, México
Categorias: Literatura autogerada, Hipertexto