Trilogia da pandemia: Covid-19, Lave as mãos, Vacina estética
Laboratório de Poéticas Fronteiriças - Pablo Gobira, Antônio Mozelli
A “Trilogia da Pandemia" é um conjunto de obras que exploram o contexto da Covid-19 por meio de intervenções poéticas e artísticas, utilizando realidade virtual, aumentada e o sistema de notificações de dispositivos móveis. Composta pelas obras “Vacina Estética”, “Lave as Mãos” e “Covid-19”, desenvolvidas entre 2020 e 2022, a trilogia está disponível como aplicativos para dispositivos Android.
“Vacina Estética” é uma instalação em realidade virtual que transporta o usuário para uma sala de hospital tridimensional, projetada no Blender 3D e desenvolvida com Unity 3D. A experiência visual, enriquecida por efeitos de luz e sombra, revela versos poéticos nas paredes, simbolizando o sentimento de aprisionamento e a reflexão sobre a fragilidade humana durante a pandemia. Os movimentos da cabeça do usuário, em um ambiente estereoscópico, proporcionam uma exploração sensorial da obra.
O poemapp “Lave as Mãos” propõe uma fusão entre funcionalidade e poesia, lembrando a necessidade de higiene como medida profilática contra o vírus. Premiado pelo Consórcio del Sur no edital "SHIFT: Projetar o Mundo Após o Fim do Mundo", este aplicativo apresenta versos que se desenrolam enquanto o usuário navega pela interface, incentivando uma introspecção sobre hábitos cotidianos e sua importância social.
Por fim, o poemapp “Covid-19” utiliza realidade aumentada para representar a imagem do vírus como um catalisador para a interação poética. A experiência convida o usuário a apontar a câmera de seu smartphone para uma imagem do vírus, permitindo que palavras emergentes se tornem metáforas da disseminação da doença e de seu impacto global durante a pandemia.
Pablo Gobira é professor da Escola Guignard (UEMG), do PPGArtes (UEMG), do PPGACPS (UFMG) e do PPGGOC (UFMG). Pesquisador Produtividade (CNPq). Supervisor de pós-doutorado. Membro pesquisador e gestor de serviços da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (IBICT/MCTI). Coordenador do grupo de pesquisa (CNPq) Laboratório de Poéticas Fronteiriças [http://linktr.ee/labfront]. Escritor e editor dos livros: "Arte, cultura e o mundo contemporâneo digital" (LPF, 2024); "Arte, design e novas reflexões virais digitais" (LPF, 2024); "Relações entre arte, ciência e tecnologia: tendências criativas contemporâneas" (LPF, 2021); "Jogos digitais: suas realidades lúdicas e múltiplas" (LPF, 2021); "A memória do digital e outras questões das artes e museologia" (EdUEMG, 2019); "Percursos contemporâneos: realidades da arte, ciência e tecnologia" (EdUEMG, 2018); "Configurações do pós-digital: arte e cultura tecnológicas" (EdUEMG, 2017); "Refletindo sobre a cultura" (EdUEMG, 2017); "Jogos e sociedade" (Crisálida, 2012); "Walter Benjamin Lado B" (Crisálida, 2011), dentre outros livros e artigos.
Antônio Mozelli é mestre em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes - UEMG com período de pesquisa na OCAD University, Toronto, Canadá. Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade FUMEC e graduação no Bacharelado em Artes Plásticas na Escola Guignard, UEMG. Atualmente desenvolve pesquisa e trabalhos no campo das artes digitais e explora a utilização de realidade virtual em ambientes de imersão interativa e inteligência artificial. É integrante do grupo de pesquisa (CNPq) Laboratório de Poéticas Fronteiriças [LabFRONT].
link da obra Trilogia da pandemia
Categorias: Ambientes virtuais, Realidade virtual, Realidade aumentada, Ilustração