Protestitas 2023

Leonardo Flores

"Protestitas 2023" é uma obra generativa que foi criada em agosto de 2023 adaptando-se a programação do bot @Protestitas, desenvolvido por Leonardo Flores originalmente para o Twitter. A versão web é apresentada como uma página na qual emojis de prédios lado a lado desenham uma via pública circundada pelos emojis de policiais, carros de polícia, ambulâncias e bombeiros. No espaço da rua, uma marcha de protesto é sugerida pela sucessão vertical de combinações randômicas de outros emojis, que representam cidadãos de diferentes raças, gêneros e profissões, com variadas expressões de espírito. Junto com esses emojis, são aleatoriamente selecionadas também palavras de ordem que conduzem os protestos, tematizando questões como a educação pública, direitos das mulheres, greves trabalhistas, valores nacionalistas, a situação de Porto Rico na política dos Estados Unidos etc. As palavras de ordem foram retiradas de protestos reais ocorridos em Porto Rico desde 2017.

O bot original foi criado usando Tracery e Cheap Bots Done Quick!, e lançado no Twitter em 2018. Após mudanças nessa rede social que tornaram a obra inacessível, o artista criador resgatou o código de programação e o implementou na versão web acessível na Antologia. A versão atual foi programada em HTML, CSS e JavaScript com ajuda do ChatGPT.

O artista Leonardo Flores dedica a obra ao povo porto-riquenho, que marcha por seus direitos.


Leonardo Flores é professor e diretor do Departamento de Inglês na Appalachian State University. Suas áreas de pesquisa são a literatura eletrônica, com enfoques em poesia e escrita digital, e o crescimento estratégico do campo. É conhecido por I ♥ E-Poetry, Electronic Literature Collection, Volume 3, “Third Generation Electronic Literature” e a Antologia Lit(e)Lat, Volume 1. Ele faz parte da MLA-CCCC Joint Task Force on AI and Writing e tem oferecido inúmeras palestras e workshops sobre IA e seu impacto na educação, políticas institucionais, pesquisa e criatividade. Para mais informações sobre sua pesquisa, visite leonardoflores.net.