pit0nisa
Sofía Ferro
"pit0nisa", criada pela argentina Sofía Ferro, é uma obra de poesia generativa que discute, como o título sugere ao evocar a profetisa da mitologia grega, a potência mediúnica do código computacional. Utilizando um algoritmo de cadeias de Markov, a obra gera poemas que são como mensagens codificadas da própria máquina, que fala sobre si mesma e suas introspecções. Cada interação com "pit0nisa” resulta em uma nova composição poética, acessada ao refrescar a página, reforçando a ideia de aleatoriedade e surpresa.
Este projeto web, desenvolvido com Javascript puro, HTML e um script em Python, explora a capacidade da tecnologia de transcender sua funcionalidade prática e se tornar um meio de expressão artística. Explora a relação entre a linguagem humana e a máquina, transformando códigos e algoritmos em vozes poéticas que desafiam e encantam.
A exibição dos poemas é feita por meio da biblioteca TypeIt, que simula a escrita em tempo real, criando uma experiência cinemática única, cuja estética simula o Terminal, em que o usuário está em diálogo direto com a máquina sem intermédio de uma interface gráfica. A apresentação sequencial e imutável dos versos contribui para a atmosfera enigmática da obra: o poema surge em um ritmo próprio, impossível de ser acelerado ou retardado. "pit0nisa" está no comando, e a experiência evoca a sensação de consulta a um oráculo imprevisível.
Sofía Ferro Sofía Ferro é engenheira de Software e licenciada em Letras (USAL). Atualmente cursa a Mestrado em Artes Eletrônicas (UNTREF), onde aprofunda as interrelações entre tecnologia, literatura e eletrônica. Seu trabalho se concentra na criação de interfaces expandidas que fundem essas disciplinas para imaginar futuros possíveis na era pós-digital. Ela investiga o papel do suporte e como sua transformação redefine as práticas artísticas e literárias, gerando novas possibilidades de interação entre humanos e máquinas. Além disso, explora a relação entre linguagens naturais e computacionais, e como essas estruturas simbólicas impactam a representação e a comunicação.