mc-txt

Sofía Ferro

mc-txt, de Sofía Ferro, é um gerador textual que utiliza a API da Wikipedia e cadeias de Markov para construir conteúdo a partir das entradas do usuário. Desenvolvido em React e estilizado com a biblioteca Nes.css, o sistema extrai fragmentos enciclopédicos e os organiza em uma sequência probabilística onde cada palavra depende exclusivamente da anterior, seguindo um processo estritamente markoviano.

Esta obra se encontra na literatura generativa e explora os limites da autoria na escrita algorítmica, gerando uma narrativa que surge da interação entre humano e máquina. A Wikipedia funciona como um corpus coletivo e aberto, que o algoritmo utiliza para construir um tecido textual intertextual e polifônico. Este repertório lexical se torna uma fonte de termos da qual o sistema extrai e reorganiza conteúdo, criando um texto não linear e em constante construção, de acordo com as entradas do leitor-operador.

O gerador se baseia em cinco emoções e percepções humanas, que utiliza como nós de busca na Wikipedia para gerar um discurso poético computacional. A obra articula uma escrita maquinal que questiona a construção de significados em ambientes digitais e convida a repensar a leitura no contexto da literatura digital e da estética da indeterminação.


Sofía Ferro

Sofía Ferro é engenheira de Software e licenciada em Letras (USAL). Atualmente cursa a Mestrado em Artes Eletrônicas (UNTREF), onde aprofunda as interrelações entre tecnologia, literatura e eletrônica. Seu trabalho se concentra na criação de interfaces expandidas que fundem essas disciplinas para imaginar futuros possíveis na era pós-digital. Ela investiga o papel do suporte e como sua transformação redefine as práticas artísticas e literárias, gerando novas possibilidades de interação entre humanos e máquinas. Além disso, explora a relação entre linguagens naturais e computacionais, e como essas estruturas simbólicas impactam a representação e a comunicação.

link da obra mc-txt


Outras obras:
pit0nisa


Ano: 2021, País: Argentina

Categorias: Literatura autogerada, Código, Base de dados, Entrada de dados