Palimpsesto
Canek Zapata
"Palimpsesto" é uma obra de webarte programada em Tracery.io e concebida como um site de poesia visual feita com caracteres de Unicode, os quais são retirados de múltiplos sistemas semióticos e esvaziados de seu valor linguístico ou numérico para se tornar elementos de uma escrita assêmica. Nas diferentes abas do site, podem ser acessadas composições visuais com diferentes números de caracteres, ocupando a página inteira ou apenas parte dela, em preto e branco ou com tons de rosa e azul. Selecionados e justapostos aleatoriamente, os caracteres de Unicode se tornam puros grafismos nas composições do site, abrindo-se à interpretação pelo leitor como escritas pictográficas que não representam palavras, frases ou ideias em um sistema convencional.
O título da obra evoca os gestos de inscrição e superposição de caracteres na tela, os quais são aleatoriamente substituídos e recombinados a cada iteração do sistema. O pressuposto teórico e estético que guia o projeto é bem resumido na frase da tela inicial: “Um texto é sempre um experimento de código visual com glifos Unicode”.
Canek Zapata (Paniagua, Cidade do México, 1985) é editor, curador e artista da Internet. Seu trabalho centra-se na exploração de modelos automatizados de escrita e linguagens. Expôs no Centro de la Imagen, na galeria Progreso, no Cuartelito, no MUAC, na XIII Bienal FEMSA, no Museo Carrillo Gil, no Centro de Arte Visual da Universidade do Texas em Austin, no Festival El Aleph da UNAM e na galeria Neort++ em Tóquio, Japão. É editor e programador na editora de literatura eletrónica https://brokenenglish.lol/. Site do artista: http://canekzapata.net.
Link da obra https://canekzapata.net/palimpsesto/
Outras obras:
Antología de Poesía Electrónica, Voy a tener sueño
Categorias: Literatura autogerada, Escritas não verbais, Base de dados