Magis/Xanadú

Daniel Alejandro Rodriguez Garcia, Sebastian Gil Parga, Jaime Alejandro Rodríguez, Jaime Gallo

"Magis/Xanadú", de Jaime Alejandro Rodríguez, é uma experiência transmídia de jogo de RPG e quadrinho interativo acessível como aplicativo web. A obra integra vários formatos: o jogo de RPG, o quadrinho interativo "Complot en Xanadú", o romance digital "Secretos en Xanadú", e expansões narrativas que convidam o usuário a se tornar cocriador. No jogo, o usuário avança por meio de desafios e decisões que alteram seu perfil de personagem, construindo seu protagonismo em um mundo futurista ambientado no ano de 2055.

A narrativa se desenvolve em múltiplas plataformas, onde o jogador explora a história por meio de peças de literatura hipermídia, um blog de interações e a possibilidade de publicar conteúdos de expansão em sites acordados. Essa abordagem crossmídia permite ao usuário vivenciar uma trama distribuída que abrange o romance, o quadrinho e a própria interação dentro do jogo.

"Magis/Xanadú" foi desenvolvido como parte do projeto Interfaces Literarias (2018-2021), com o objetivo de promover a leitura e escrita transmídia em cursos de literatura de ensino secundário e superior na Colômbia. Esta obra responde à necessidade de fomentar práticas leitoras multimodais no contexto educacional, oferecendo um recurso pedagógico para a integração de experiências de leitura digital e transmídia na sala de aula.


Daniel Alejandro Rodriguez Garcia é designer, professor universitário de tempo integral no programa de Design Interativo da Universidade Jorge Tadeo Lozano, Magíster em Criação de Videojogos pela Universitat Pompeu Fabra, Barcelona. Participou como pesquisador de videogames e experiências imersivas e interativas com novos meios em diferentes projetos que envolvem o uso de realidades mistas e a gamificação em projetos do meio digital. Coordenador do Gamelab Tadeo, espaço maker para experimentação videolúdica, onde foram criadas obras imersivas para domo, assim como instalações interativas acessíveis.

Sebastián Gil Parga é engenheiro de Sistemas pela Universidade dos Andes, com ênfase em desenvolvimento de software e computação gráfica. Especializa-se na área de realidades mistas, como VR e AR, e tem trabalhado em diversos projetos relacionados à educação, design de interação e entretenimento. Possui vasta experiência em educação e pesquisa como assistente e professor na Universidade dos Andes, na Fundação Konrad Lorenz e no Tecnológico de Auckland, na Nova Zelândia. Atualmente, está concluindo um doutorado em tecnologias criativas na Universidade Tecnológica de Auckland e trabalha na implementação de tecnologias de realidade aumentada como ferramentas para educação e trabalho em equipe. Escritor por hobby, é amante da literatura e venceu alguns concursos de contos.

Jaime Alejandro Rodríguez é escritor, autor de narrativa digital e pesquisador da cibercultura. Autor de três romances, cinco livros de contos, três hipermídias narrativas e dois projetos transmedia narrativos. Sua obra literária digital foi reconhecida internacionalmente com a inclusão de duas hipermídias nas coleções da ELO e duas nas antologias da Litelat. Professor há 30 anos na Universidade Javeriana, publicou livros e inúmeros artigos sobre narrativas digitais. Atualmente, é membro da diretoria da LiteLat.

Jaime Gallo é Mestre em Artes Visuais pela Universidade Javeriana, onde conheceu o professor Jaime Alejandro Rodríguez, que o incorporou aos seus projetos transmedia por recomendação do decano da Faculdade de Artes na época, o professor Daniel Tolmos. Ao longo dos anos, o professor Jaime Alejandro convidou-o a colaborar em videogames, quadrinhos e capas de livros, todos centrados em um universo de ficção científica que ele vem desenvolvendo há muitos anos. Essas oportunidades foram experiências formativas que ajudaram Jaime Gallo a se tornar o artista que é hoje. Ele se sente orgulhoso de ter participado desses projetos e espera ter a oportunidade de colaborar novamente com eles no futuro.

link da obra Magis/Xanadú



Ano: 2022, País: Colômbia

Categorias: Código, Ilustração, Transmídia, Videogame