Leo, o Camaleão Daltônico
Diogo da Costa Ruffato, Leonardo Vermohlen, Caroline Machado, Douglas Menegazzi
“Leo, o Camaleão Daltônico” é um e-book infantil baseado na tirinha “O Camaleão Daltônico”, de Diogo da Costa Ruffato (2012). A obra narra a experiência de um camaleão daltônico, que, devido à sua deficiência, não consegue se camuflar adequadamente. Em diversas cenas, o leitor pode alterar a cor do camaleão, mas nunca conseguirá que ele se camufle, simulando a frustração do protagonista em relação à sua condição.
A obra sensibiliza de forma lúdica sobre a experiência dos daltônicos e as dificuldades que essa condição pode acarretar. Destaca-se ainda por sua acessibilidade, apresentando o sistema “Color Add”, que utiliza símbolos para identificar cores importantes para o desenvolvimento da história, tornando-a inclusiva para pessoas daltônicas.
Foi projetada para leitura em smartphones, com formato compatível com as telas desses dispositivos, e seus textos e botões foram criados para serem acessíveis a pessoas com baixa visão. A obra conta com narração em voz alta, que pode ser ativada pelo leitor a cada página.
O e-book interativo foi desenvolvido utilizando o software Adobe InDesign e está acessível gratuitamente pelo navegador. Ele faz parte da coleção Livro na Tela do curso de design da Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil) e foi finalista do Prêmio Bom Design Sul, em 2022.
Diogo da Costa Rufatto é nascido em Passo Fundo (RS) em 1989, é graduado em Letras e pós-graduado em Tradução. Autor de Do pó (2016), Do pau (2017) e O livro fúcsia (2017), atua como revisor, tradutor e intérprete, vivendo entre identidades gaúcha e mineira.
Leonardo Vermöhlen é formado em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (2022), atua na área de design gráfico e digital.
Profa. Dra. Caroline Machado é doutora em Educação pela UFSC (2011), pós-doutora em Literatura e Infância pela Universidade do Minho, Portugal (2018). Professora e líder do GEPILEd/UFSC, pesquisa infância, literatura, mediação literária e formação de leitores.
Prof. Dr. Douglas Menegazzi é doutor em Design pela UFPR, com estágio na Universidade do Minho, Portugal. Professor na UFSC, leciona Ilustração Digital e Publicações Digitais. Ilustrador e pesquisador, foca em design de interfaces e livros digitais interativos para crianças, como no projeto Childrens Books Going Mobile.