LAR Latinx Digital Poetics: An Electronic Literature Folio
Tina Escaja, Leonardo Flores, Anthony Cody, Loss Pequeño Glazier, Urayoán Noel, J. Michael Martinez.
Este folio, publicado pela The Los Angeles Review em 2023, reúne obras de literatura eletrônica criadas por poetas da comunidade latina nos Estados Unidos, entre eles Tina Escaja (de nacionalidade espanhola), Leonardo Flores, Anthony Cody, Loss Pequeño Glazier, Urayoán Noel e J. Michael Martínez. Sob a direção de Brent Ameneyro, o projeto busca destacar a contribuição da poesia Latinx para o gênero da literatura eletrônica, apresentando uma diversidade de estilos, temas e abordagens inovadoras.
A seleção reflete a rica tradição experimental da poesia Latinx e sua conexão com as possibilidades da poesia digital, definida como uma forma literária projetada para ser vivenciada em dispositivos digitais. Por meio dessas obras, evidencia-se como a comunidade latina nos Estados Unidos utiliza a tecnologia para abordar temas de identidade, raízes culturais e sua interação com um ambiente multicultural.
O editor Brent Ameneyro ressalta a importância de representar vozes diversas no âmbito digital, reconhecendo o potencial deste folio como ponto de partida para projetos futuros mais inclusivos. Este esforço conjunto da The Los Angeles Review, Letras Latinas do Instituto de Estudos Latinos da Universidade de Notre Dame e da The Poetry Foundation representa um avanço significativo na visibilização das vozes latinas residentes nos Estados Unidos dentro da literatura eletrônica.
Leonardo Flores é professor e diretor do Departamento de Inglês na Appalachian State University. Suas áreas de pesquisa são a literatura eletrônica, com enfoques em poesia e escrita digital, e o crescimento estratégico do campo. É conhecido por I ♥ E-Poetry, Electronic Literature Collection, Volume 3, “Third Generation Electronic Literature” e a Antologia Lit(e)Lat, Volume 1. Ele faz parte da MLA-CCCC Joint Task Force on AI and Writing e tem oferecido inúmeras palestras e workshops sobre IA e seu impacto na educação, políticas institucionais, pesquisa e criatividade. Para mais informações sobre sua pesquisa, visite leonardoflores.net.
Tina Escaja é escritora, crítica literária e artista digital hispano-americana. É professora distinguida de Línguas Românicas e Estudos de Gênero na Universidade de Vermont, onde ocupa a cátedra de Literatura Ibero-Americana. Recebeu o Prêmio do Decanato por sua atuação docente e investigativa (Universidade de Vermont, 2010) e o Prêmio Hispano-Americano de Poesia Dulce María Loynaz (2003) por seu livro de poemas Caída Libre. Sua obra digital foi exibida em museus e galerias internacionais. Foi presidente da Asociación de Género y Sexualidad, da ALDEEU e da Feministas Unidas, Inc. É Membro de Número da ANLE e correspondente da RAE.
Urayoán Noel (San Juan, Porto Rico, 1976) publicou oito livros de poesia, entre eles Boringkén (Ediciones Callejón, 2008; Livro do Ano, El Nuevo Día) e Transversal (University of Arizona Press, 2021; Livro do Ano, Biblioteca Pública de Nova York). É também autor do estudo crítico In Visible Movement: Nuyorican Poetry from the Sixties to Slam (University of Iowa Press, 2014) e tradutor de poesia latino-americana para o inglês (Nicole Cecilia Delgado, Wingston González, Pablo de Rokha, Amanda Berenguer, entre outros), trabalho que lhe rendeu nomeações ao National Translation Award e ao Best Translated Book Award. Sua poesia eletrônica, videopoesia e instalações poéticas foram exibidas no Museum of the City of New York, Beta-Local (Porto Rico) e Taller Boricua (Nova York). Como performer, gravou dois discos com o compositor Monxo López e participou do Poesiefestival Berlin, Barcelona Poesia, Toronto Biennial of Art e Festival Enclave. Noel foi oficineiro do CantoMundo, Macondo Writers Workshop e Zoeglossia, e recebeu a bolsa Letras Boricuas (Fundação Mellon/Fundação Flamboyán), entre outras. Vive no Bronx e dirige o programa de mestrado em Escrita Criativa em Espanhol da New York University.
Anthony Cody é poeta e editor nascido e criado em Fresno, Califórnia. Possui mestrado em Belas Artes pela California State University, Fresno. É autor de The Rendering (2023) e Borderland Apocrypha (2020), obra vencedora do Omnidawn Open Book Contest (2018), do American Book Award (2021), e finalista do National Book Award, do PEN America/Jean Stein Book Award e do Prêmio de Poesia do Los Angeles Times. Recebeu bolsas da CantoMundo, da Academy of American Poets e do Desert Nights, Rising Stars, entre outras. Em 2022, recebeu o Whiting Award em poesia. Cody coeditou How Do I Begin? (2011) e atua como editor de poesia na Omnidawn Press e na Noemi Press.
Loss Pequeño Glazier é poeta, teórico e criador de obras impressas, digitais e performáticas. Reconhecido como uma figura essencial na poesia digital, é autor de Luna Lunera (2020), Anatman, Pumpkin Seed, Algorithm (2003) e Digital Poetics: The Making of E-Poetries (2002), o primeiro estudo de fôlego sobre poesia digital. Entre suas obras digitais destacam-se white faced bromeliads on 20 hectares, Io Sono at Swoons e Territorio Libre, também presentes no filme performático Middle Orange | Media Naranja (2010). Apresentou seus projetos em museus e centros de arte internacionais. Professor Emérito da Universidade de Buffalo (SUNY), foi diretor do Electronic Poetry Center e dos festivais E-Poetry. Atualmente, vive e escreve nas montanhas da Carolina do Norte.
J. Michael Martinez nasceu em Greeley, Colorado. Formou-se pela University of Northern Colorado e concluiu o mestrado em escrita criativa na George Mason University. Seu primeiro livro de poesia, Heredities (2010), recebeu o prestigiado Walt Whitman Award da Academy of American Poets. Também é autor de In the Garden of the Bridehouse (2014) e Museum of the Americas (2018), selecionado por Cornelius Eady para a National Poetry Series. Publicou diversos chapbooks e escreveu o libreto da ópera The Autumn Orchard. Cofundador da Breach Press e editor de poesia da NOEMI Press, já ministrou palestras e leituras em todo os Estados Unidos. Atualmente vive em Denver e realiza doutorado em literatura na Universidade do Colorado em Boulder.
link da obra LAR Latinx Digital Poetics: An Electronic Literature Folio
Ano: 2023, País: Comunidad latina en Estados Unidos
Categorias: Vídeo, Emoji, Musicalidade, No iteracción, Animação, Efeitos sonoros