El código es la escritura

Wendy Yashira

"El código es la escritura", de Wendy Yashira, é um poema/manifesto programado em Hydra.js, onde o código e o resultado visual são apresentados simultaneamente na tela. A obra utiliza uma disposição de textos que exibe mensagens poéticas e políticas sobre tecnologia, comunidade e futuro.

Frases como "el código es el pensamiento" e "código abierto y colectivo" se combinam para criar uma sequência de ideias que vinculam a programação a temas de libertação, ecologia e coletividade. A interação entre o texto e o código gera um diálogo visual que conecta a linguagem e a imagem em tempo real.

Enquadrada na poesia generativa, a obra inclui referências a figuras como Donna Haraway e Mark Fisher, assim como elementos ancestrais da cultura andina, propondo uma relação entre tecnologia e práticas comunitárias. "El código es la escritura" promove a programação compartilhada e explora a dissolução da autoria, propondo uma escrita digital colaborativa e interativa.


Wendy Yashira é diretora da Lumpérica Editorial, artista multidisciplinar, professora e pesquisadora. Cursa o mestrado em Letras e línguas na Université de Poitiers, França. Desde 2018, produz livros artesanais e tem incorporado o eletrônico na edição e em projetos de poesia eletrônica com programação, realidade aumentada, códigos abertos para a criação coletiva e comunitária. Tem gerido diversos workshops de poesia e encadernação com crianças e adultos. Participou de festivais de poesia, feiras e encontros de editores em diversas regiões do Peru, Chile, Argentina e México. Entre suas publicações estão "El código es la escritura", "Gamebook sobre edição artesanal e eletrônica", "Archiva expandida" e projetos sonoros com IA.