[local_distante]

Martín Rangel Noguez

"[local_distante]" é um vídeo que contém uma série de poemas visuais e sonoros que o autor denomina 'esculturas verbais'. Estão montadas sobre uma grade que representa o contínuo espaço-tempo, de modo que os objetos verbais estão posicionados, como corpos celestes, sobre a grade do contínuo espaço-temporal. A obra, realizada em cores verde e preto, possui imagens em movimento que formam figuras geométricas feitas de palavras. Com isso, vincula-se à poesia visual e remete especialmente aos preceitos dos concretos no Brasil. Por ser um vídeo, não contém interação externa nem variações.
Tematicamente, a peça explora temas como o que existe e o desaparecimento do que um dia existiu. Quanto ao som, junto à música eletrônica produzida especificamente para acompanhar a peça, emulando o ritmo com que os poemas se movem, ouve-se uma voz robótica que lê um texto gerado por IA (Chat-GPT).
Para a geração dessas 'esculturas verbais', foram dadas instruções ao Chat-GPT para gerar o texto: 'escreva um ensaio no qual explique a ontologia orientada a objetos, o princípio de não-localidade quântica e, como conclusão, estabeleça uma relação entre ambos os conceitos'. Seguindo essa instrução, "[local_distante]" é um exercício que combina poesia visual em movimento, filosofia, física quântica, música, IA e voz computadorizada para explorar questões sobre nossa compreensão da realidade.
"[local_distante]" foi uma obra criada originalmente para ser apresentada ao vivo durante a edição de 2023 do Festival Kerouac na Cidade do México.


Martín Rangel Noguez (Pachuca, México, 1994) é escritor, poeta, editor e net-artista. Autor de "Fracasar mejor" (Valparaíso Ediciones, Espanha, 2024), "sometimes I write poems and sometimes I write poems" (Trad. Lawrence Schimel, Broken Sleep Books, Reino Unido, 2021) e "otros siete libros de poesía". Sua obra foi publicada em diversos meios do México, Brasil, Argentina, Peru, Espanha, Reino Unido, EUA e Canadá. Seu trabalho como net-artista/poeta eletrônico foi exposto em espaços como The Wrong Biennale e a ELO. Estudos sobre sua obra apareceram em Latin American Literature Today, na editorial da Universidade de Salamanca, La macchina sognante e no livro Latin American Digital Poetics. Dirige a Libros Malviaje, uma editora independente de poesia não convencional e obras-livro.