Vestigios en la caverna
Lorena Mata (concepto, diseño y fotografía digital) y Rodolfo Mata (poema)
"Vestigios de la caverna", de Lorena Mata, é um vídeo-poema criado com software de edição de imagem, vídeo e manipulação de áudio da Adobe. A obra combina fotografia digital montada em vídeo, sons e texto, reinterpretando o mito da caverna de Platão em um contexto contemporâneo. Esta peça foi parte de uma instalação na Galería Laboratorio Arte Binaria do Centro Multimedia no México.
Em "Vestigios de la caverna", a autora apresenta uma série de silhuetas humanas em movimento, organizadas em seis sequências visuais que representam uma "dança trágica", na qual são atualizados os gestos e símbolos do mito platônico. A ambientação sonora, composta por sons típicos da vida moderna, contribui para criar uma atmosfera de desorientação e resignação, que questiona o sentido de verdade e liberdade no presente.
A obra é complementada com o poema "Vestigios platónicos" de Rodolfo Mata, cujos versos, como "Danza a la orilla del mundo" e "Sombras vagando sin rumbo", ressoam com as imagens, acentuando o caráter introspectivo e espectral do vídeo-poema.
Lorena Mata estudou arquitetura na Faculdade de Arquitetura (FA) da UNAM e obteve o Mestrado em Artes Visuais (1994) na Escola Nacional de Artes Plásticas da UNAM. Foi aluna de mestres renomados como Kati Horna, Gilberto Aceves Navarro, Roger von Günten, Germán Venegas e Pedro Meyer. Em 1985, recebeu uma bolsa para participar da International Design Conference in Aspen e, em 1994, o Prêmio Aquisição no XIII Encontro Nacional de Arte Jovem. Desde 1990, participa de exposições individuais e coletivas de desenho, pintura, fotografia e imagem digital. Como docente, ministra oficinas de fotografia, gráfica digital e fotomontagem na FA UNAM e coordena o Workshop Integral I de Arquitetura José Villagrán.
Rodolfo Mata publicou sete livros de poesia, sendo o último "Desescribir" (2021), de poesia visual. Mantém o blog "Qué decir" e, com Diego Bonilla, o site "Bio Electric Dot", onde está o poema eletrônico "Big Data" (2019). É pesquisador no Instituto de Investigações Filológicas da UNAM. Realizou trabalhos sobre José Juan Tablada, sendo o último a reformulação do site "José Juan Tablada: vida, letra e imagem" (2021). Sobre as relações entre literatura, ciência e meios digitais, publicou, com Leonardo Flores e Claudia Kozak, a "Antologia Lit(e)Lat Volume 1" (2020) de literatura eletrônica latino-americana. É coautor, com Regina Crespo, das antologias "Ensayistas brasileiros" (2005) e "Alguma poesia brasileira 1963-2007" (2014).
link da obra Vestigios en la caverna
Outras obras:
Circuito nocturno
Categorias: Vídeo, Efectos de sonido, Fotografia