Rim-Bot vuelve a casa

Jorge Forero Rodriguez

Rim-bot vuelve a casa, de Jorge Forero, é uma série de três poemas intitulados Pregón para Ernesto, Flor Carnívora e Veintitantos Vientos. A obra explora a criação poética por meio do uso de inteligência artificial, utilizando dois modelos de linguagem: um modelo pré-treinado baseado no BERT e uma rede neural recorrente. O processo criativo envolveu o ajuste dos modelos com dados provenientes do romance Los detectives salvajes e dos tweets da conta @bolano, gerando textos que dialogam com a obra de Roberto Bolaño.

As imagens que acompanham cada poema foram geradas por meio de um modelo GAN, tomando como ponto de partida a icônica fotografia de Arthur Rimbaud por Étienne Carjat. A GAN reinterpreta essa imagem conforme o título de cada poema, criando uma conexão visual que expande a experiência poética e reinterpretando a figura de Rimbaud em um contexto contemporâneo.

Rim-bot vuelve a casa se encontra no cruzamento entre poesia digital e literatura assistida por inteligência artificial, convidando a repensar a autoria e as possibilidades criativas em um ambiente híbrido entre o humano e o digital. A obra brinca com referências literárias e a reinterpretação visual, conectando passado e presente por meio de um processo que combina tecnologia e tradição literária.


Jorge Foreroé um pesquisador chileno que explora, a partir dos interstícios, possíveis conexões entre ciência, arte e tecnologia. Formado em Física, com Mestrado em Artes e Doutorado em Mídias Digitais, Forero desenvolve marcos conceituais e práticos que aplica em seu processo criativo. Docente e fundador da Ludique Comunicações, seus projetos abordam temas como sonificação, codificação ao vivo e reconhecimento automático de emoções, investigando as possibilidades expressivas das linguagens informáticas.