poesIA latinoamericana

Sebastián Maldonado Cano y ChatGPT

poesIA latinoamericana, de Sebastián Maldonado em coautoria com ChatGPT, é uma série de poemas que funde linguagem natural e de programação, inscrita no gênero de poesia-código. A obra utiliza inteligência artificial para reescrever textos de poetas latino-americanos como Jorge Teillier, Enriqueta Ochoa e Mario Montalbetti, combinando versos poéticos com linhas de código para questionar as fronteiras entre a escrita humana e algorítmica.

ChatGPT atua como coautor, reinterpretando os textos originais e apresentando elementos temáticos e estilísticos dos poetas por meio de uma lente digital. A obra insere-se na poesia experimental latino-americana e explora a programação criativa, refletindo sobre a intertextualidade e a autoria compartilhada na era digital.

A obra convida o leitor a interagir com os poemas como fragmentos de código, sugerindo que a poesia digital é um sistema aberto em constante reinterpretação. Além disso, destaca como a inteligência artificial pode expandir as possibilidades do verso além dos limites da linguagem escrita.


Sebastián Maldonado Cano (Texcoco, 1998) é escritor, livreiro e professor de literatura. Estudou Língua e Literatura Moderna (Inglês) na Universidade Nacional Autônoma do México e atualmente cursa mestrado em Literatura Comparada na mesma instituição. Publicou artigos acadêmicos sobre literatura experimental, desde a obra sonora de Ulises Carrión até "Finnegans Wake", de James Joyce. Fez parte da terceira geração do Diploma em Escrita Criativa e Crítica Literária da UNAM. Nas horas vagas faz divulgação cultural resenhando livros de editoras independentes no Instagram e TikTok.