Poemas Lanzados (V2)

José Ignacio López Ramírez Gastón

Poemas Lanzados (v2), de José Ignacio López, é um poema eletrônico que explora a natureza da linguagem e sua dimensão sonora e visual. Classificada no gênero de poesia interativa e multimídia, a obra apresenta textos que se deslocam pela tela, convidando o leitor a clicar nas palavras para reproduzir uma voz que as lê, transformando o poema em uma partitura em constante transformação. Essa experiência lúdica modifica continuamente o ritmo e a ordem de leitura dos termos, gerando um significado sempre mutável.

Criada para o software Flash, Poemas Lanzados (v2) exemplifica a poética digital dos primeiros anos da década de 2000, quando a interatividade e o som tornaram-se ferramentas fundamentais para expandir os limites do verso. A recomposição do poema ao ritmo do clique converte o leitor em co-criador. Nesse sentido, segue a linha de experimentação com as estruturas combinatórias da linguagem, como os poemas em Flash do peruano José Aburto, que também exploram as possibilidades interativas do meio.

A obra evoca os experimentos sonoros da poesia concreta dos anos 50 e 60, bem como as explorações tipográficas de Mallarmé em Un coup de dés. No entanto, López vai além graças ao ambiente digital, combinando movimento, som e disposição visual, reforçando a ideia do poema como um processo aberto e infinito. Esta obra convida a repensar nossas interações com o texto, transformando a leitura em uma experiência dinâmica e multissensorial.

Devido à obsolescência do Flash, a peça apresentada utiliza Ruffle para sua visualização.


José Ignacio López Ramírez Gastón (Barcelona, 1968) é poeta e artista multidisciplinar. Em 1988, cofundou o laboratório de poesia experimental Lila na Pontifícia Universidade Católica do Peru. No final dos anos 90 e início dos anos 2000, publicou de forma independente em Tijuana, México, os livros de poesia "1, 2 y 3" e "Qué Paso tan Chévere" com El Taller Cuerda Floja, e participou da Bienal do Livro Objeto de San Diego com o livro objeto "Silly Voyagers: A Twelve-Bladed Poem Impaler". Nessa cidade, fundou as revistas de poesia "13 Cielos", "Una Fotocopiadora" (com Paty Blake) e "Ñ". Desde a primeira década dos anos 2000, experimentou com poesia fonética e de processo digital.

link da obra Poemas Lanzados (V2)



Ano: 2006, País: Peru, México

Categorias: Multimodalidade, Oralidadee, Hipermídia