Oneirografia
Andrea Catrópa, Felipe Mariani
"Oneirografia" é uma obra de literatura digital em formato de ambiente 3D navegável, com linguagem visual próxima à dos games. Com direção de arte, pesquisa e roteiro de Andréa Catropa, e programação, level design e modelagem 3D na plataforma Unity por Felipe Mariani, a obra, como o neologismo de seu título sugere (do grego oneiros, equivalente a sonho, e grafia, indicando estudo ou escrita), estrutura-se em torno da metáfora do sonho. A obra se inspira em uma experiência onírica pessoal da artista durante a pandemia de Covid-19, quando condições muito adversas e inesperadas de vida passaram a irromper em nossa vigília e nossos sonhos. O trabalho utiliza ambientes imersivos e com mecânicas de jogos, como point and click e saltos entre plataformas, para que o leitor jogador possa explorar a narrativa onírica que se apresenta, repleta de nonsense e de desafios à interação. Afinal, como no mundo dos sonhos, nem sempre conseguimos realizar ações simples e temos de lidar com a frustração de tentar sem sucesso correr ou interagir com as figuras de nosso entorno, ainda que sem uma razão clara para tal.
Os sonhos contêm mensagens e memórias relevantes que não podemos acessar de outra forma. No entanto, sua linguagem criptografada torna-os de difícil compreensão e, geralmente, quando estamos acordados, esquecemos rapidamente o que sonhamos. Na contramão desse processo, "Oneirografia" visa facilitar a lembrança, a reimaginação e o compartilhamento de nossos sonhos. Nesta obra, os usuários podem escolher se desejam percorrer um sonho ou um pesadelo, e também optar por capturar as fotos do sonho digital para baixá-las ou compartilhá-las nas redes sociais.
Andréa Catrópa é professora no PPG-Design da Universidade Anhembi Morumbi, atuando em Teoria, História e Crítica do Design. Concluiu pós-doutorado investigando literatura digital e suas interfaces com design, arte e tecnologia. Em 2024, finalizou pesquisa sobre os impactos da digitalização no mercado editorial, junto ao Mestrado Profissional em Economia e Política da Cultura e Indústrias Criativas (Itaú Cultural/UFRGS). Doutora e Mestre em Teoria Literária pela FFLCH-USP, foi duas vezes premiada pelo Rumos, do Itaú Cultural (2004 e 2007). Dirigiu e entrevistou na série "Ondas Literárias", transmitida pela Rádio Cultura Brasil em 2008. Como autora, recebeu apoios para publicação e criação literária, lançando obras como "Homens adoram mulheres perfeitas" (2019), "Sem Sistema" (2017) e "Mergulho às avessas" (2008). Mantém textos e inéditos em www.andreacatropa.com.
Link da obra https://www.andreacatropa.com/oneirografia
Categorias: Ambientes virtuais, Entrada de dados