Objetos poéticos

Clarissa Maiorino Zelada

A coleção "Objetos Poéticos" evoca a materialidade e sensorialidade dos livros de artista e da poesia concreta, transportando-os para o universo digital por meio de vídeos curtos que apresentam a performance da leitura desses texto-objetos-literários. A obra explora uma grande diversidade de materialidades e superfícies, como tecidos, bordados, crochês, dobraduras, livros em formato códice, pop-ups, livros-carrossel, bandeiras, painéis, entre outros.

A objetualidade desses textos ganha uma nova dimensão a partir do registro dos gestos da leitura, do toque nas texturas, do virar das páginas e dos movimentos que transformam a obra e sugerem novos significados. O fluxo de leitura se constrói por meio do registro audiovisual, que ainda é complementado por uma dimensão sonora, agregando ritmos e sensações à experiência.

Muitos dos poemas abordam a subjetividade do eu e sua relação com o mundo, uma questão amplificada pela presença corporificada do leitor, que performa em cada vídeo.

Nesta obra, Clarissa Maiorino Zelada transcende as fronteiras tradicionais da escrita poética. Se, por um lado, ela se apropria das plataformas digitais para disseminar sua arte, por outro, cria uma nova proposta de criação artística, digital, mas com uma essência híbrida. A obra oferece momentos de reflexão e conexão, explorando a palavra de forma expandida e sensorial. Ao utilizar as redes sociais, ao mesmo tempo em que traz a delicadeza e a lentidão do bordado, do gesto, do objeto e da leitura, propõe um refúgio estético frente às comunicações frenéticas comuns aos vídeos curtos dessas plataformas.


Clarissa Maiorino Zelada é poeta, formada em Letras Espanhol/Português (2016) e em Psicologia (1993), ambos pela Universidade de São Paulo (USP). Desde 2020 vem pesquisando outros veículos para a expressão poética. Daí nasceram os Poemas Desbordados (ressignificando poemas bordados em tecido), os Objetos Poéticos (poemas visuais) e Livros de artista. Clarissa tem 2 livros de poemas publicados pela Ed. Patuá ("Tatu inverso", 2013 e "Fugacidade", 2016); seu último livro, "Substantivo crônico" (2024), foi publicado pela Editora Caravana/Caburé. Também integra 4 antologias poéticas: "Antologia Patuscada" (2016), Ed. Patuá; "As Mulheres Poetas na Literatura Brasileira" (2022), Ed. Arribaçã; "Antologia Gueto" (2022), Ed. Casa Gueto; e "Antologia LitE lat v. 2", pela Red de Literatura Electrónica Latinoamericana. Clarissa publica regularmente no blog www.tatuinverso.com.

link da obra Objetos poéticos



Ano: 2021, País: Brasil

Categorias: Fotografia, Vídeo, Artefato físico