O meu trabalho

Leonardo Villa-Forte

"O meu trabalho" é, nas palavras de seu autor, Leonardo Villa-Forte, um poema-interface, registrado pela captura de tela de um sistema gerenciador de arquivos no Mac 2012. Pela disposição dos nomes dos arquivos, um acima do outro e alinhados à esquerda, estes se organizam visualmente como versos de um poema, o qual funciona como um texto na medida em que há coesão e coerência entre as sentenças que nomeiam cada arquivo. O título da obra é também o nome da pasta em que todos os arquivos estão salvos, aparecendo na parte superior da interface conforme as convenções gráficas para sistemas dessa natureza.

Segundo o autor, este teria se inspirado pela leitura do livro "The Language of New Media", de Lev Manovich, especialmente a parte em que o teórico russo fala sobre como a disposição do computador é inteiramente voltada para o mundo já previamente conhecido, com pastas, arquivos, etc., assim como já era no "mundo físico", em vez de formar uma linguagem própria, inventada pelo universo digital. A obra acaba por desnaturalizar, por meios artísticos, a linguagem de interface dos computadores, substituindo princípios de usabilidade e racionalidade técnica da cultura digital por convenções gráficas do gênero lírico em mídia impressa.


Leonardo Villa-Forte é autor de "Escrever sem escrever: literatura e apropriação no século XXI", ensaio premiado com Menção Honrosa no Prêmio Casa de Las Américas 2020, em Cuba. Trechos desse livro foram traduzidos para revistas na Argentina e na Venezuela. Publicou o romance "O princípio de ver histórias em todo lugar" e o livro de contos "O explicador". Criou o projeto de arte urbana coletiva Paginário – somando mais de 70 murais em Brasil, Espanha e Portugal – e a plataforma MixLit, que hospeda textos do alter ego DJ da literatura. Produziu “Robot Talks” durante o isolamento da pandemia e “O meu trabalho” no computador de seu primeiro emprego formal. Nasceu no Rio de Janeiro, Brasil.

Link da obra O meu trabalho


Outras obras:
Robot Talks


Ano: 2015, País: Brasil

Categorias: Sem interação, Captura de tela