noposeas1miedo
Matías Buonfrate
"No poseas un miedo", de Matías Buonfrate, é um vídeo-poema onde uma voz robótica recita versos que aparecem na tela como linhas de um monitor, utilizando Python, After Effects e um processador de textos. A obra explora a relação entre humanos e não-humanos, tomando como referência textos de Bruno Latour e Donna Haraway. Buonfrate questiona como uma "computador" ou um "mineral eletrocutado" se expressariam se tivessem autonomia e vontade, criando uma voz sem tempo nem identidade, que desconcerta a linguagem humana. Essa voz computadorizada enuncia com dificuldade, em uma sintaxe distorcida, construindo uma comunicação distante da compreensão convencional.
Os versos apresentam uma construção complexa, combinando palavras que se fundem e se desintegram, como "soyeréamos" e "nosme dueleolio lerán", em uma sintaxe que reflete a dificuldade de uma "voz computada" para se articular em termos humanos. Fragmentos como "No poseas un miedo" e "inteligencia natural, tierra bajo la tierra" geram uma experiência de estranheza e reflexão sobre a integração do humano com o artificial e o natural.
Matías Buonfrate Matías Buonfrate é um escritor argentino. Autor do romance "Constantino" (Indómita Luz, 2021) e editor da Neural, uma editora 100% digital. Participou da Bienal de Arte Jovem de Buenos Aires em 2017. É Comunicador Social pela Universidade de Buenos Aires e mestre em Escrita Criativa pela Universidade de Sevilla.