netart-20nov2019

Joenio Marques da Costa y Mari Moura

"netart-20nov2019" é uma criação multimídia, que combina linguagens verbais, visuais e musicais para retomar uma pergunta crucial no cenário político brasileiro de hoje: Quem matou Marielle Franco? Vereadora negra brasileira que defendia o feminismo, os direitos humanos e as populações vítimas de violência policial na cidade do Rio de Janeiro, Marielle foi brutalmente assassinada a tiros junto de seu motorista, Anderson Pedro Mathias Gomes, em 14 de março de 2018, no Centro da Cidade do Rio de Janeiro. Imagens do rosto da vereadora aparecem no plano de fundo da obra, afetadas por efeitos de glitch, duplicação e superposição.

No primeiro plano, a referência à data de 20 de novembro é uma clara alusão ao Dia da Consciência Negra, feriado nacional em território brasileiro, evocado também no título da obra. A faixa musical é uma remixagem da canção “Capítulo 4, Versículo 3”, da banda brasileira de rap Racionais MC (1997), famosa por suas criações que tematizam a violência contra jovens negros e pobres das periferias brasileiras, bem como o racismo estrutural. Um link na parte superior da obra, onde se lê “Who Killed Marielle Franco?”, redireciona os leitores para um artigo da "The Intercept" sobre o assassinato da vereadora.


Joenio Marques da Costa é estudande de Doutorado em Ciência da Computação na Universidade Federal da Bahia (UFBA), Engenheiro de Software para Pesquisa (Research Software Engineer) na pataforma Cortext (http://cortext.net), apoiador do Software Livre (Free Software), desenvolvedor Debian, instrutor The Carpentries, embaixador do Software Heritage e co-criador do laboratório 4two.art (http://4two.art) de pesquisa, criação e experimentação em arte, ciência, tecnologia e software. Autor do sistema de live coding dublang (https://dublang.4two.art), artista computacional e autor de diversas obras experimentais em net arte, música, arte sonora, audiovisual, cinema, demoscene e live coding.

Mari Moura é Doutora em Artes Visuais, artista e pesquisadora em Performance Art com ênfase na relação arte, corpo e tecnologia no Laboratorio 4two.art. Suas expressões artísticas atuais são performance, artes visuais e live coding. Ativista da presença da mulher negra na Arte e na Tecnologia, atualmente estuda Análise e Desenvolvimento de Sistemas e é apoiadora do movimento software livre.

Link da obra netart-20nov2019



Ano: 2019, País: Brasil

Categorias: Hipermídia, Sem interação, Animação