Nanai

Daniboi (Daniel Vargas) y Nanai

"Nanai" é uma coleção de obras do artista peruano Daniel Vargas Falcón que trazem diferentes perspectivas das subjetividades e realidades contemporâneas. A obra é composta por cinco criações distintas que exploram uma variedade de linguagens — texto, vídeo, animação, áudio e outros elementos digitais — refletindo diferentes facetas da experiência humana. Apresentam uma estética carregada em cores e feitos visuais, colagens e sobreposições, que agregam uma camada expressiva e dramática na abordagem de temas como o amor e a morte. As peças entrelaçam ainda questionamentos sobre identidade e normas de gênero, desafiando as expectativas convencionais.

"Nanai" integra a participação ativa do leitor de diferentes formas, desde hiperlinks até a integração de microfone ou da câmera do dispositivo, posicionando o leitor, sua imagem, voz e emoções, como elementos contitutivos da poética digital. Utilizando uma combinação de tecnologias como HTML, CSS, o ambiente Hydra e JavaScript, cria uma experiência literária que ultrapassa as barreiras tradicionais da narrativa para oferecer uma interação imersiva e multidimensional entre obra e leitor.

A incorporação de materiais de arquivo confere à obra uma camada histórica que ressoa com o contexto político contemporâneo, fazendo com que a crítica social e a expressão emocional estejam sempre presentes. "Nanai" explora a elasticidade da literatura eletrônica, mostrando sua capacidade de abordar a subjetividade e as emoções humanas de forma complexa, enquanto reflete sobre a influência dos eventos políticos na vida pessoal e coletiva.


Daniboi Daniboi é licenciada em Literatura e criadora de encontros entre palavra, suporte e corpo. Seu trabalho navega pela poesia a partir do textual, do performático e do digital, explorando os limites do editorial como um ato político e afetivo. Suas publicações incluem “Invadir Rusia en invierno”, “Antes de salir a la calle creía que fuiste el sol”, “Muak”, “Prohibido escribir”, [B]² e “Pene”. Atualmente, co-dirige a Panamito editorxs, uma marca que concebe espaços de escrita expandidos através de workshops, edições híbridas e colaborações interdisciplinares. A partir daí, investiga como a arte sonora, a visual e a tátil transbordam, alimentam e fazem o poema.

link da obra Nanai



Ano: 2021, 2022, 2023 País: Peru

Categorias: Hipertexto, Hipermídia, Animação, Vídeo, Musicalidadee, Oralidadee, Data input