Monitrón 20.20

Los KFGC - Ánuar Zúñiga Naime

"Monitrón 20.20" é uma obra literária audiovisual disponível en YouTube criada pelo coletivo mexicano KFGC. Apresenta uma trilogia de videoclipes experimentais que acompanham um álbum de música eletrônica do próprio coletivo. Lançado em 2020, combina poesia, música eletrônica, animações e design digital em um formato híbrido que desafia as fronteiras entre a literatura, a música e a arte digital, convidando o espectador a imergir em um universo de experimentações sensoriais.

O versos são narrados em voz alta e aparecem na tela alternados com animações bi e tridimensionais e efeitos visuais que acompanham o ritmo musical. A banalidade do cotidiano, o impacto das tecnologias em nossas vidas, os contrastes entre o natural e o artifical, a vida e a morte, são alguns dos temas explorados nos poemas.

Além dos três atos prinicpais – I “No se le puede atraer, no se le puede rechazar”; II “Caos sobre galletas” e III. “Viaje en el tiempo con regreso” – a playlist inclui um vídeo de divulgação do projeto e um de uma apresentação ao vivo do grupo.

O projeto foi desenvolvido com o uso de diversas ferramentas tecnológicas, incluindo Ableton Live para a criação musical, e Premiere e After Effects para a produção das animações e vídeos. O projeto envolve uma parceria com Gabriel Castillo e o Zebra Studio de animação, o produtor Aldo Domínguez e o ilustrador Surreal Nightmares.


Ánuar Zúñiga Naime (Cidade do México, 1982) é poeta e roteirista. Foi colaborador de diversos meios de comunicação impressos e digitais, como Playboy, Escala e H. Desde 2009, faz parte do coletivo de poesia multimídia Los KFGC. É autor dos livros de poesia "Sector 7-G", "El metabolismo de los reptiles" e "999", este último em colaboração com Ángel Ortuño. É colaborador regular do programa de rádio "Heraldos negros", transmitido todas as segundas-feiras pela Uniradio 99.7FM. Não estudou Letras, mas aprendeu assistindo a tutoriais.

Gerardo Ocejo Vallin (Cidade do México, 1980) é produtor, músico e escritor da Cidade do México. Como membro do coletivo de poesia multimídia Los KFGC, publicou os livros de poesia "Mapa del Tiempo Perdid"o (2013) e "1994" (2019), assim como os álbuns "Emails a Nigeria" (2017) e "Monitrón 20.20" (2022). Durante o dia, trabalha como coordenador de produção técnica para diversos concertos e festivais de música, entre eles Ceremonia, Bahidorá, Hipnosis e Nrmal.

Rodrigo Román Alonso (Cidade do México, 1985) é produtor, músico e escritor. Desde 2011 faz parte do coletivo de arte Los KFGC e da banda de spoken word Khial. Participou da realização dos álbuns "Emails a Nigeria", "Monitron 20.20" e "1", além do livro 1994 e da série web "Los Fotocopiadores".

Andrei Vásquez (Oaxaca, Oaxaca, 1982), cofundou, em 2009, o coletivo Los KFGC, com o qual publicou plaquetes, livros de poesia, um mapa, álbuns, a série web "Los Fotocopiadores", flyers, camisetas e biscoitos da sorte. "Paleta de hielo" é seu primeiro livro solo (Pinos Alados, México, 2023; Ediciones Liliputienses, Espanha, 2024).

Los KFGC é um coletivo de literatura e arte multimídia fundado em 2009 na Cidade do México. São autores dos livros "No use las manos", "Manual de guerrilla táctica para terminar un noviazgo", "Mapa del tiempo perdido", "1994" e "Monitrón 20.20". São criadores da websérie "Los fotocopiadores" e dos discos de spoken word "Emails a Nigeria" e "Monitrón 20.20". O coletivo segue três premissas fundamentais: 1. A identidade do autor não é necessária para se aproximar de uma obra; 2. A poesia não precisa ser uma atividade solene e pode ser uma forma de entretenimento; 3. A produção e o consumo de poesia podem ser atividades coletivas.

link da obra Monitrón 20.20



Ano: 2020, País: México

Categorias: Animação, Musicalidade, Não interação