Miiuni

Rocío Cerón

"Miiuni" é uma obra transmídia que explora, em um mundo digital com diversas facetas, as diferentes formas de habitar um lugar: a natureza, a história familiar, a cidade, o lar. Aproveita os recursos do ePub que lhe serve de suporte para inserir e combinar vídeo, imagem, som, movimento e palavra escrita de maneira inovadora e inquietante.

O trabalho está dividido em cinco partes que remetem a diferentes plantas e contam uma história particular. Cada uma dessas histórias é composta por diferentes elementos que se acumulam e fazem parte, juntamente com o texto escrito, de um conjunto de vozes diversas que constroem uma poética. Nesse sentido, destaca-se o trabalho de escrita baseado em uma sobreposição que se dá não apenas pela escolha transmídia da peça, mas também, e especialmente, pela materialidade da letra escrita. As palavras às vezes são expressas sem espaços entre si e até sobrepostas, tornando essa leitura trabalhosa. Esse pacto com o leitor se estende também ao que se ouve nos vídeos e à interpretação sonora e visual que ocorre com uma ordem precisa ao longo de toda a obra.


Rocío Cerón (Cidade do México, 1972) é poeta, artista e performer. Lançou os álbuns de poesia sonora "Speculari" (2024), "MIIUNI" (Espanha, 2022) e "Sonic Bubbles" (México, 2020). Publicou os livros de poesia "Divisible corpóreo" (México, 2022), "Simultáneo sucesivo" (Espanha, 2022), "Spectio" (México, 2019), "Observante" (Espanha, Argentina, ambas edições 2020), "Materia oscura" (2018), "Borealis" (FCE México, 2016), "Nudo vortex" (México e Nova York, ambas edições 2015), "Diorama" (2012) e "Basalto" (2022), entre outros. "Diorama" ganhou o Best Translated Book Award 2015, concedido pela Universidade de Rochester (Estados Unidos). Também foi premiada com o Prêmio Nacional de Literatura Gilberto Owen 2000 em poesia (México) e o Prêmio See America Travel Award 2005 (Estados Unidos).

link da obra Miiuni



Ano: 2022, País: México

Categorias: E-pub, Vídeo, Efeitos sonoros, Fotografia, Animação