Metadécimas sobre el dispositivo
Viviana Álvarez Chomón
“Metadécimas sobre el dispositivo” é um livro de poemas impresso e pertence ao gênero de poesia em código. É o resultado da interseção entre a linguagem da poesia em décimas e a linguagem de programação HTML. Contém onze “meta-décimas” que refletem sobre o conceito de dispositivo, distribuídas em 4 páginas web ou capítulos.
O objetivo é refletir sobre as linguagens que intervêm no objeto-livro e as possibilidades experimentais do suporte digital por meio de poemas escritos em código, em seu duplo sentido: como código informático e como decodificação para leitura. Por isso, é interessante o trabalho com a visualidade dos poemas, que rapidamente reconhecemos como tal pelo arranjo material e não pelo conteúdo verbal.
O poemário é apresentado emulando a materialidade do impresso, por exemplo, pelo tom envelhecido das “folhas”, pelo fio que costura os cadernos do livro ou pela tipografia semelhante à de uma máquina de escrever. Dessa forma, remete à tradição do livro impresso. A primeira edição teve tiragem de 20 exemplares.
Viviana Álvarez Chomón é designer, pesquisadora e artista midiática, radicada em Santiago do Chile. Ela se interessa em explorar as relações entre arte, tecnologia, ciência e filosofia. Desde 2011, desenvolve obras no campo da arte midiática, especialmente no universo da poesia em código, participando de publicações especializadas como "code {poems}" de Ishac Bertran, "code::art Art Journal", Bienal de Artes Midiáticas de Santiago, entre outras. Em 2022, publicou o artigo "Analogias e metáforas nas sinais analógicas e digitais" (Revista Márgenes, UV) e, até o momento, continua seu estudo e prática sobre as propostas que emergem dos cruzamentos mencionados, no contexto atual.
link da obra Metadécimas sobre el dispositivo
Categorias: E-pub, Escritas não verbais, Artefato físico, Escrita de código, Sem interação