Matrerita

Valeria Mussio

A coleção de e-books da Editorial Matrerita é um projeto de literatura digital que explora a poesia contemporânea latino-americana de forma expandida, superando as limitações do livro impresso e, ao mesmo tempo, buscando desenvolver a potência poética do ePub de maneira inovadora, algo pouco visto nos e-books contemporâneos. Cada e-book da Matrerita utiliza recursos multimídia como áudios, GIFs e interatividade básica, desafiando as fronteiras tradicionais do formato. As obras refletem uma abordagem DIY (faça você mesmo) e buscam criar uma experiência de leitura coletiva e comunitária.
Com um catálogo que inclui 17 poetas, a coleção foi desenvolvida entre 2020 e 2022, sob a curadoria e design de Valeria Mussio. As obras variam em complexidade e no uso da tecnologia digital. Um exemplo é o livro "Nasces, cresces Escribes un poema que parece un meme Mueres", de César Cano que traz uma série de poemas compostos por uma narrativa breve em – que se inicia sempre com o nascimento e termina com a morte, em geral trágica – e um meme adaptado à temeatica da narrativa, ambos discutindo de forma irônica as pequenas tragédias do cotidiano e as dores da existência humana.
A obra discute os memes como pequenas pílulas poéticas na trivialidade do dia-a-dia. Através dessa combinação de literatura e cultura digital, o autor propõe uma reinterpretação dos memes como expressões artísticas que, com humor e crítica, capturam sentimentos universais e as complexidades da vida moderna.
O catálogo inclui ainda obras de Facundo Nicolás Passarela, Fernanda Mujica, Flavia Garione, Iván Palacios Ocaña, Lorena Valderrama, Marlene Avala, Martín Rangel, Melissa Cerrillo, Milton López, Román Villabobos, Sofía Rossa, Thais Espaillat Ureña e Yudi Martinez. Sua diversidade reflete o caráter plástico e livre de cada e-book, que escapa às amarras tradicionais do copyright.


Valeria Mussio (Tres Arroyos, 1996) cresceu em Bahía Blanca e vive em Buenos Aires. Formada em Letras pela Universidade Nacional del Sur. Dirige a Matrerita, editora digital na qual publica poetas jovens de diferentes partes da América Latina. Faz parte do projeto Isla Invisible.

link da obra Matrerita



Ano: 2020, País: Argentina

Categorias: Epub, Efeitos sonoros