Distant Memories
Mercedes Malena (“Mer") Grazzini Insua
"Distant Memories" é um art-game que busca explorar a poesia procedural em um ambiente lúdico, com ênfase em obras visuais simples, mas chamativas. A exploração poética é acompanhada por música de fundo que remete a sons orientais, seguindo a estética geral do trabalho. Trata-se de uma obra vinculada à tradição dos games.
O jogo propõe voar pelo céu com uma série de dragões desenhados à mão e "capturar" poemas construídos aleatoriamente a partir de uma base de 100 versos, escritos de forma que sempre resulte em um poema gramaticalmente correto e com sentido — algo que o jogo consegue realizar. Ao iniciar a obra, o usuário pode escolher um avatar para capturar as histórias que circulam na página.
É interessante que a obra possa ser explorada em dois idiomas (inglês e espanhol) e que também seja possível deixar comentários sobre a experiência lúdica ao se registrar como usuário em um site indicado na parte inferior da interface.
Mercedes “Mer” Grazzini Grazzini é uma game designer e artista 2D muito prolífica, que no passado estudou e se dedicou às Belas Artes, música, animação e quadrinhos, mas encontrou seu lar nas artes interativas. Desde 2014, Mer publicou mais de 50 jogos, trabalhou em vários estúdios, foi co-fundadora da Cooperativa Matajuegos e atualmente trabalha como level designer em "Storyteller" ao lado de Daniel Benmergui e outros. É docente na Image Campus, trabalha na Press Over desde o início (como redatora e co-apresentadora de dois podcasts). Publicou cerca de 300 artigos, além de contribuições em livros impressos da Inglaterra e Espanha. Já deu palestras em vários eventos e universidades da Europa e Argentina.