Dia de folga

Flávio Komatsu

"Dia de folga" é um conto hipertextual construído em HTML e Javascript na plataforma Blogger, contendo textos originais de Flávio Komatsu, vídeos no YouTube e imagens editadas no Photopaint. A narrativa, em primeira pessoa, é contada pela voz de um jovem da periferia que relata casos de violência policial contra membros de sua comunidade. Considerando o contexto social do Brasil contemporâneo, pode-se dizer que a obra embaralha as fronteiras entre a ficção e o real por meio de recursos hipertextuais: se alguns links da obra ligam entre si cenas da história criada pelo autor, outros remetem o leitor a manchetes e vídeos de notícias publicados pelo portal jornalístico Ponte, uma organização real, sem fins lucrativos, que visa "aumentar o alcance das vozes marginalizadas pelas opressões de classe, raça e gênero [...]”. Entre outros casos verídicos de violência policial que se tornaram famosos no Brasil nos últimos anos e são recuperados na narrativa de "Dia de Folga", destaca-se o aberrante assassinato de um jovem garçom negro pela polícia militar no Rio de Janeiro em 2018. O caso ganhou repercussão nacional quando policial responsável pela morte alegou ter confundido com um fuzil o guarda-chuva portado pelo garçom. O absurdo de tal situação é escancarado em Dia de Folga por alguns dos hiperlinks da narrativa, nos quais se lê “Como se nasce com um alvo [no corpo]?" e “Quem confunde guarda-chuva com fuzil?”.

"Dia de Folga" recebe o selo da Inviável Editora, que também publicou outras obras digitais de Flávio Komatsu, como "2019 não passa" (narrativa inteiramente composta por postagens no Instagram) e o romance hipertextual "Terminal".


Flávio Komatsu (Uberlândia, 1981) é um escritor brasileiro radicado em Ribeirão Preto. É graduado em Audiovisual pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde desenvolveu uma dissertação sobre narrativas hipertextuais digitais. Suas obras incluem o romance hipertextual "Terminal", o livro de poemas "Ano que vem, eu vou", o livro de contos "Tão somente o sublime de graça" e o romance "Como ganhar o prêmio Kindle de literatura em 10 dias!".

link da obra Dia de folga



Ano: 2021, País: Brasil

Categorias: Hipermídia, Hipertexto, Vídeo