Desvaneciendo
Anni Garza Lau
"Desvaneciendo" é um conto interativo web da artista e programadora Anni Garza Lau. A obra faz uso de recursos de hipermídia programados em P5.js para narrar em primeira pessoa eventos de violência sexual, os quais vão passando de lembranças turvas a memórias mais vívidas à medida que o relato avança. Conforme o texto progride, a voz narrativa de uma mulher vítima de violência se mistura à de outras mulheres em situações semelhantes, indicando a problemática social urgente em diversos países da América Latina.
O desafio de trazer à memória o evento traumático, que ocasionalmente desvanece diante da tentativa de dar nome a essas ocorrências devastadoras, é sugerido no título da obra e no constante borramento, apagamento e deslizamento das palavras na tela. Durante a interação com a obra, abrem-se, mediante cliques em hotspots, janelas do tipo pop-up que integram diferentes memórias à narrativa principal, relatando casos de assédio e abuso contra mulheres por meio de diferentes gêneros, como poemas, mensagens de texto e postagens em redes sociais.
Anni Garza Lau (México) é artista de mídias e programadora que explora em sua prática as interseções humano-máquina, considerando suas implicações sociais, afetivas e políticas. Através de trabalho transdisciplinar, ela desenvolve peças transmídia que incorporam biotecnologias, design de circuitos eletrônicos e dispositivos para o corpo conectados a sistemas digitais. Seu trabalho foi selecionado em diversos festivais de arte e tecnologia, tanto no México quanto internacionalmente. Anni é vencedora do prêmio Julio Torri de literatura eletrônica no México e, em 2023, organizou o 404 Festival Internacional de Arte e Tecnologia (AR). Ela também é cofundadora do projeto Ghost Agency (DK/MX) e integra o Sistema Nacional de Criadores de Arte no México.