Deletério
Soraya Braz - Fabio FON
"Deletério", de Fábio FON e Soraya Braz, é um videopoema produzido em computação gráfica, justapondo diferentes perspectivas de ambientes tridimensionais modelados com o software Blender. A obra se inspira em um momento histórico recente do Brasil, caracterizado pelo negacionismo científico e culto à violência, combinados com uma roupagem “patriótica”, junto ao contexto da Pandemia de COVID-19, que resultou em mais de 700 mil mortes no país. Como uma alegoria deste sinistro período, o videpopoema apresenta um ambiente parcamente iluminado e predominantemente verde e amarelo, no qual se ouvem ritmados tiros de revólver. Nesse ambiente, observam-se bandeiras, estrelas e outros elementos que conotam patriotismo, com reiteradas ocorrências da palavra “delete” escrita em placas, telas e banners. Se, atualmente, esse é um termo usado de modo mais corrente para referir-se ao apagamento de dados de um computador, em sua origem latina, como o verbo “delere”, seu sentido se relacionava com diferentes atos de destruição ou erradicação, inclusive de inimigos numa guerra. A associação entre violência, destruição e patriotismo exacerbado faz ecoar o cenário político brasileiro dos últimos anos, em que se assistiu ao rápido crescimento dos discursos de extrema direita e suas promessas de erradicação de problemas por meio do apagamento de forças políticas e atores sociais dissonantes.
Fabio FON (Fábio Oliveira Nunes) é um artista-pesquisador brasileiro voltado a linguagens contemporâneas, atuando sobre web arte, poéticas da visualidade e arte-tecnologia. É Doutor em Artes na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo com pós-doutorado em Artes no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista e Mestre em Multimeios (Multimídia) na Universidade Estadual de Campinas. É autor dos livros “CTRL+ART+DEL: distúrbios em arte e tecnologia” (Ed. Perspectiva, 2010) e “Mentira de artista: arte (e tecnologia) que nos engana para repensarmos o mundo” (Cosmogonias Elétricas, 2016), além de ter realizado dezenas de artigos e obras artísticas em diferentes meios. Atualmente é pesquisador vinculado ao Grupo cAt: ciência/ARTE/tecnologia da UNESP, São Paulo. Site pessoal: https://www.fabiofon.com.
Soraya Braz é artista e pesquisadora em Arte e novas tecnologias. Vive em São Paulo, Brasil. Realiza criações em artes visuais, poesia visual e computação gráfica. Possui mestrado em Artes Visuais pela Universidade Estadual Paulista e graduação em Artes Plásticas, na área de Multimídia e Intermídia, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Participou de exposições e mostras como FILE, FILE PAI, MOBILEFEST, Mostra SESC de Artes, FACTORS, Artéria 40 anos, entre outras. Realizou, em parceria com o artista Fabio FON, diversos trabalhos artísticos como a série "Roaming" (2007), "Grampo" (2007), "Captas" (2010) e "Via Invisível" (2011), além de "Deliberator" (2014) e "Deletério" (2021). Atualmente é membro do grupo de pesquisa cAt - ciência/ARTE/tecnologia – UNESP.