Bestiario Marino
Lidya Cota, Abraham Truxillo
A obra colaborativa "Bestiario Marino" se destaca por seu enfoque interdisciplinar e intermedial. A experiência de leitura se centra no peixe que o leitor escolhe ou "pesca" na página principal da obra (home). Ao contrário de muitas obras digitais que oferecem combinações infinitas, nesta a trama se desenvolve em função da escolha inicial do leitor, que vai se ancorando na história à medida que avança. Isso convida a explorar diferentes caminhos e descobrir os segredos do mundo marinho por meio da escolha do peixe.
Primeiro aparecem poemas visuais animados que remetem a antecedentes de caligramas e trabalho visual com a materialidade da letra. Nesse sentido, encontram-se reminiscências de obras precedentes, como os “Anipoemas” de Ana María Uribe (1997). Abaixo dos poemas visuais, encontra-se um microrrelato, um gênero que presta tributo a uma tradição enraizada na literatura latino-americana e nas vanguardas do século XX. Além disso, o texto possui animação e uma voz que se ativa quando o usuário clica em play no áudio, sempre localizado no canto superior direito de cada história.
Por sua vez, com o termo "bestiário" a obra faz referência a um gênero medieval que trata de animais, tanto reais quanto imaginários, e que são recriados nesta obra de literatura digital a partir da variedade de linguagens intervenientes (movimento, visualidade, interação etc.).
Recebeu menção honrosa no primeiro concurso nacional de literatura digital Julio Torri em 2021, realizado no México.
Lidya Cota é especialista em software e tecnologias da informação, com ampla experiência liderando projetos de inovação tecnológica, inteligência artificial e machine learning. Sua trajetória profissional se destaca por integrar conhecimentos em programação, design de ferramentas digitais e criação de experiências interativas por meio de meios computacionais. Atualmente, dedica-se à promoção cultural por meio de projetos que incentivam a apreciação literária e a formação criativa, aproveitando o potencial dos meios digitais para conectar com novas audiências. Sua incursão na literatura digital combina seu amor pelas letras e sua expertise tecnológica, oferecendo propostas inovadoras que exploram a narrativa a partir de uma perspectiva técnica e criativa, enriquecendo o diálogo entre as artes e a tecnologia.
Abraham Truxillo (México, 1983) é poeta, ensaísta e narrador. Licenciado em Letras Hispânicas pela Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). Autor do livro de poemas "Postales del ventrílocuo" (Ediciones Sin Nombre, 2011). Poemas e contos seus foram incluídos em diversas antologias e volumes coletivos no México, França e Peru.
link da obra https://bestiariomarino.github.io/bestiariomarino/
Categorias: Efeitos sonoros, Hipermídia, Hipertexto, Animação