Amazon
Eugenio Tisselli
"Amazon" é um poema visual generativo que envolve código, poesia visual e performance, entrelaçados para fazer uma declaração de conteúdo político. Um pedaço de código difícilmente decifrável devido ao seu alto nível de compressão é apresentado a quem acessa esta obra. Esse código deve ser copiado, colado em um editor de texto e salvo como um arquivo do tipo HTML. Esse gesto performativo culmina na execução do arquivo que ganha forma na tela e ressoa com os posicionamentos conceituais da peça.
Quanto à problematização que atravessa esta obra, os recursos naturais são uma preocupação central deste trabalho, assim como em muitos outros do artista, que inclui elementos da tradição da poesia visual. Tisselli trabalha com sua ideia de "magia dos números": ao executar o código, aparece uma espécie de bosque de árvores, mas à medida que a execução avança e diante do crescente desmatamento, a imagem se transforma em um conjunto de números em movimento. Assim, a referência do nome combina o gradual desaparecimento da floresta amazônica enquanto apela ao consumo desenfreado e irrestrito que ocorre em uma plataforma como a Amazon.
Eugenio Tisselli é programador, escritor, artista e pesquisador. Como programador-escritor, explora as formas como a informatização da linguagem transforma a nossa relação com o mundo e tenta escrever contra o significado, concentrando-se na materialidade da linguagem, praticando a programação como forma de escrita e a poesia como algoritmo. Neste terreno híbrido, desenvolveu ferramentas como o “MIDIPoet” ou a “Poesia Assistida por Computador”, bem como numerosas obras de escrita eletrônica. Como programador-pesquisador, tem desenvolvido plataformas de software e metodologias sociotécnicas para a investigação participativa e a escrita colaborativa em contextos urbanos e rurais. Tem apresentado suas obras em publicações nacionais e internacionais, conferências, festivais e exposições. Seu trabalho está disponível em motorhueso.net e ojovoz.net.
link da obra http://www.motorhueso.net/wuwei/amazon/
Outras obras:
La puerta
Categorias: Código, Escrita de código, Animação, Escritas não verbaisLiteratura autogenerada